A preocupação com a saúde e em manter uma rotina de vida saudável vem crescendo consideravelmente. Cada vez mais, vemos pessoas praticando caminhada, matriculando-se em academias e praticando esportes. Isso acontece por percebermos os impactos que uma vida sedentária causa em nossa saúde.
Praticar atividade física é algo altamente recomendado pelos médicos e deve entrar como parte do nosso cotidiano. Antes, porém, é necessário realizar avaliações clínicas para conhecermos em que estado o nosso corpo está, aonde podemos chegar e quais são os nossos limites.
Após ter essa confirmação e a liberação de profissionais especializados, é hora de se preparar para os exercícios. O primeiro passo é escolher o que deseja praticar. Fazer alguns testes pode ser uma boa forma de encontrar aquela atividade com a qual seu corpo melhor se adapta.
Posso praticar exercícios em ambientes fechados?
A resposta é “sim”. As atividades indoor são boas alternativas para não interromper a prática de esportes durante dias frios, chuvosos ou até mesmo nos dias mais quentes ou em horários em que a incidência de raios UV são mais fortes.
Pesquisas comprovam que praticar exercícios durante o inverno pode aumentar a queima de calorias, trazendo resultados ainda mais positivos.
Seja em casa ou em uma academia, os exercícios indoor permitem manter uma rotina ativa de atividades físicas.
O que é preciso para fazer exercícios indoor?
Existem algumas diferenças entre os acessórios necessários para a prática das atividades na rua e os exercícios indoor. Selecionamos as melhores dicas para você estar bem preparado na hora de se exercitar. Confira!
- Roupa: o ideal é utilizar roupas leves, feitas com materiais confortáveis. Legging, short, bermuda, camiseta e regata são peças que combinam perfeitamente com a prática de atividades indoor. Para os homens, regatas de tecido leve e apropriadas para exercícios são ótimas, pois ajudam na retenção do suor e secam mais rapidamente. Já para as mulheres, calças legging e tops com sustentação para academia são ótimos para ajudar nos exercícios de mais impacto, como as corridas na esteira.
- Calçados: os pés são parte fundamental da prática de exercício, pois são eles que sustentam o corpo. Calçar tênis apropriados é muito importante, pois eles absorvem o impacto dos exercícios e protegem, além dos pés, a coluna, os joelhos e os tornozelos, diminuindo o risco de lesões. O modelo Nike Air Force 1 é nossa recomendação, pois é ideal para a prática de atividades físicas.
- Hidratação: tenha sempre uma garrafa de água para manter a hidratação durante a prática dos exercícios. Seja na academia ou em casa, estar com esse acessório ao seu lado evita que o tempo seja perdido se deslocando até um bebedouro, por exemplo.
- Toalha: o suor é uma realidade para quem pratica exercícios. Uma forma de ajudar a diminuir a quantidade dele no corpo é ter uma toalha sempre que for necessário enxugar a testa e as mãos, deixando você mais confortável.
- Bolsa: um acessório prático para reunir todos os outros acessórios. Com ela, você já tem tudo o que precisa em suas mãos.
- Luvas para musculação: elas ajudam a proteger as mãos na hora de levantar os pesos durante a prática da musculação. Podem ser usadas tanto por quem malha na academia quanto por quem se exercita em casa.
Quem deseja praticar os exercícios sem sair de casa, pode equipar o seu lar com acessórios importantes como halteres, bicicleta ergométrica, esteira, entre outros. Também é possível praticar alongamentos e exercícios aeróbicos.