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Como fidelizar os seus clientes em 2015

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Muitas pessoas, principalmente os empresários, sabem o quanto é difícil fidelizar os clientes em meio a um mercado tão competitivo. Ainda que a empresa ofereça serviços e produtos a um preço mais baixo que a concorrente, é preciso encontrar uma forma de tornar os consumidores fiéis para que a sua companhia consiga alavancar.

 Para te ajudar na fidelização dos clientes, selecionamos algumas dicas que ajudarão a conquistar os compradores e impulsionarão o seu negócio. Confira abaixo:

 Conheça o seu cliente

 Para quem busca a confiança do cliente, a regra de ouro é, antes de mais nada, conhecê-lo. Saiba exatamente qual o seu público-alvo e, mais especificamente, tenha os dados de todos os compradores salvos em um arquivo. A Nespresso, empresa mundial que fabrica máquinas e cápsulas de café, por exemplo, possui um histórico de compras de todos os clientes da marca ao redor do mundo. Assim, quando o consumidor não lembrar os produtos que já tem, basta checar o seu histórico para verificar tudo o que tal freguês já adquiriu. Ótima maneira de fidelizar o cliente, não?

 Seja um parceiro (não um vendedor)

 Muito provavelmente você já percebeu que a ideia do vendedor que “empurra” e vende um produto a qualquer custo está ultrapassada. Mostre ao cliente que você não está lá para vender um produto à força, mas para ajudá-lo da melhor forma possível. Além disso, faça contato e, por meio de redes sociais como Facebook e Twitter, publique novidades que possam interessar os consumidores.

 Agrade o cliente

 Você sabe que é praticamente impossível encontrar alguém que não goste de ganhar um agrado, não é mesmo? Invista nesse ponto para conquistar o seu cliente. Ofereça brindes corporativos para acompanhar a compra, presenteie-o com uma agenda, carteira ou porta cartões da empresa todo início de ano e o informe com antecedência sobre promoções. O comprador certamente irá sentir-se muito especial ao ver que a empresa o valoriza.

Procure ouvi-lo

No site ou nas redes sociais, tenha um canal específico para que o cliente possa reclamar, elogiar e sugerir melhoras. Você não só terá um feedback dos produtos e da empresa para uso próprio, mas fará com que o freguês sinta-se um colaborador e possível agente transformador do seu negócio.

Honre a sua palavra

Se você assumir um compromisso com o seu cliente, não falhe! Se, por um acaso, não puder comparecer, entre em contato imediatamente e o avise sobre o ocorrido. Se tiver prometido um prazo para entregar um produto para o comprador, faça todo o possível para cumprir com o mesmo. Cliente furioso é problema na certa para a empresa.

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