Posto de coleta teve redução de 15% a 20% em razão da baixa temperatura e período de férias
A chegada do inverno e das férias resulta em queda no número de doadores de sangue na região do ABCD. São registrados mensalmente, em média, mais de 4,5 mil doações, e, em meses como junho e julho, há uma redução de 15% a 20% desse total.
O gerente-médico da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) do ABC, Toebaldo Antônio de Carvalho, explica que as doações de sangue são importantes mesmo com as campanhas existentes: “Ainda que haja campanhas de conscientização, o número de doadores de sangue está abaixo do esperado e por isso os moradores da região são chamados para realizar a doação”.
É fundamental doar sangue para pacientes com grande perda sanguínea (politraumatizados) atendidos em emergências, que sofrem de doenças hematológicas ou doentes transplantados e pessoas que necessitam de sangue continuamente para sobreviver.
Sobre a Colsan
A Associação Beneficente de Coleta de Sangue é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que atua na área de hemoterapia, promovendo a captação de doadores, coleta, análise e processamento do sangue e distribuição dos hemocomponentes a todos os hospitais da prefeitura do município de São Paulo e hospitais das regiões do ABC, Jundiaí e Sorocaba, Vale do Ribeira e litoral (Praia Grande e Itanhaém).
Requisitos para doação:
* Portar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira profissional ou carteira de habilitação);
* Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60;
* Pesar acima de 50 Kg;
* Estar em boas condições de saúde;
* Estar alimentado, porém sem ter ingerido refeições pesadas (gordurosas);
* Não ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuários de drogas injetáveis e inalatórias, praticantes de sexo não seguro e vários parceiros sexuais, ou parceiros sexuais de portadores de aids ou hepatite).
*Obs: o doador menor de 18 anos, quando acompanhado pelo responsável legal, deve levar cópia do documento de identidade de ambos e preencher autorização no momento da doação; se desacompanhado, precisa levar cópias dos documentos de identidade e o documento de autorização para doação com firma reconhecida em cartório.
Hemocentro Regional São Bernardo do Campo – Colsan
Rua Pedro Jacobucci, 440 – Jardim das Américas
São Bernardo do Campo (SP)
Tel: 4332-3900
Segunda a sábado, das 8h às 13h (exceto feriados)
Estacionamento: Rua Olavo Bilac, 240 – Estádio Primeiro de Maio