Cirurgias guiadas reduzem riscos na realização dos implantes dentários

Reconstruir seu sorriso com os implantes dentários sem a necessidade de passar por uma longa cirurgia e sem cortes na boca já é uma realidade nos consultórios dos implantodontistas que se mantêm atualizados e investem em novas tecnologias.

Esse procedimento sem cortes é denominado Cirurgia Guiada e funciona da seguinte forma: o especialista realiza o mapeamento da arcada dentária no computador com o auxílio de um software e de uma tomografia computadorizada tridimensional.

Com essa simulação específica da arcada dentária do paciente, o especialista faz o procedimento inicialmente no computador e, assim, consegue efetuar todo o planejamento do processo de implante antes de começar qualquer tipo de processo no próprio paciente. Através desse protótipo, é possível reduzir muito o tempo de cirurgia para a realização de um implante dentário, além de tornar o procedimento muito menos invasivo, já que o cirurgião não precisará realizar cortes desnecessários para fazer uma explanação da arcada dentária para planejar a inserção do novo dente.

A cirurgia pode ser minuciosamente desenhada antes que aconteça e isso permite que o implantodontista identifique exatamente quais e quantos materiais irá precisar, reduzindo em até 50% o tempo necessário para a realização de um implante dentário e aumentando muito sua assertividade, pois as chances de que cometa algum tipo de erro durante a cirurgia real é minimizada, tornando-a muito mais segura para o paciente.

Sem cortes com lâminas, portanto, os pinos de titânio que funcionam como base dos implantes dentários são inseridos no osso através de pequenos furos na gengiva, que não necessitam de pontos, diminuindo o tempo para que o paciente se recupere totalmente.