Ciclistas: 56% dos acidentes fatais ocorrem em avenidas

ARTICLE TOP AD

Um levantamento realizado pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito mostra que, nos sete primeiros meses deste ano, 56,5% dos acidentes fatais com ciclistas em todo o Estado de São Paulo ocorreram em vias de grande circulação dos municípios.

“Considerando os atores do trânsito, os ciclistas aparecem como um dos mais vulneráveis, ao lado dos pedestres”, disse a coordenadora do estudo Silvia Lisboa.

O números do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito) apontam também que 32,5% das ocorrências foram registradas em rodovias, e outras 11%, em ruas.

Somente neste ano, 209 fatalidades com ciclistas foram registradas em todo o Estado, quatro casos a menos (-1,9%) do que entre janeiro e julho de 2016.

De acordo com o levantamento, sete em cada dez fatalidades com ciclistas foram causadas por colisão contra outros veículos, e o período da noite concentra metade de todas as ocorrências.

“É fundamental que motoristas respeitem o espaço das bicicletas e vice-versa. As cidades começam a se adaptar para abrigar melhor o ciclista, mas a melhor solução sempre é a cautela aliada à educação e ao respeito às leis de trânsito”, declarou Silvia.

Idosos

Outro dado apontado é o fato de que cerca de 90% de todas as vítimas eram homens, e 27% dos ciclistas que morreram nos primeiros sete meses do ano no Estado de São Paulo tinham mais de 60 anos de idade.

ARTICLE BOTTOM AD