Defesa Civil emite alerta ‘severo’; Grande SP registra queda de árvores, destelhamentos e mais de 500 mil imóveis sem luz
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta na tarde desta segunda-feira (22) para temporais com rajadas de vento na capital e na região metropolitana de São Paulo. Há registros de quedas de árvores e destelhamentos na Grande São Paulo, além de falta de energia: boletim da Enel das 15h19 apontava que 579.531 imóveis estavam sem luz.
Moradores de bairros da capital paulista e da região do ABC Paulista relataram falhas no fornecimento de energia elétrica na manhã desta segunda-feira (22). O problema atingiu principalmente as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema.
Em São Bernardo, 74% das os clientes da Enel ficaram sem energia, com cerca de 271 mil endereços sem fornecimento. Na cidade de Santo André e Diadema, respectivamente, 29,6% e 14% dos imóveis estavam sem luz até às 11h45.
Segundo a Enel Distribuição São Paulo, o problema foi causado por um desligamento em uma subestação da empresa de transmissão Isa Energia Brasil, ocorrido por volta das 10h50. Cerca de 900 mil clientes foram afetados no total.
“A Enel Distribuição São Paulo informa que um desligamento em subestação da empresa de transmissão Isa Energia Brasil, ocorrido por volta das 10h50 de hoje (22), afetou o fornecimento de energia para cerca de 900 mil clientes da distribuidora. Até as 11h22, todos os clientes impactados por essa ocorrência tiveram o serviço restabelecido”, disse a empresa por meio de nota.
A concessionária afirmou ainda que fortes ventos, acompanhados de chuvas, persistem na área de concessão desde a madrugada de segunda-feira (22) provocando queda de galhos e árvores e danos à rede elétrica em diversos pontos.
“A distribuidora reforçou as equipes em campo e segue atuando para restabelecer o serviço”, declarou.
A Isa Energia Brasil também emitiu nota dizendo que “houve uma ocorrência numa subestação da companhia, localizada em Santo André (SP), impactando o fornecimento de energia elétrica para a distribuidora Enel.
“A recomposição das cargas se iniciou de forma imediata, coordenada pelo ONS em conjunto com a distribuidora. Até as 11h22, segundo a distribuidora, todos os clientes impactados por essa ocorrência tiveram o serviço restabelecido. A causa da ocorrência segue em investigação pelas equipes técnicas da Isa Energia Brasil”, afirmou a companhia.
Fonte: G1
FOTO: internet