Central de Trabalho e Renda vai atender pessoas com deficiência na sexta

No Dia D – Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência serão oferecidas orientações e vagas de emprego a esse público

O Dia D – Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados será nesta sexta-feira (25), das 9h às 16h, na Central de Trabalho e Renda (CTR) da Prefeitura de São Bernardo, no Centro. O objetivo é oferecer a esse público, durante todo o dia, serviços, orientações e vagas de emprego.

Na data, o atendimento será exclusivo para pessoas com qualquer tipo de deficiência disputar uma vaga no mercado formal de trabalho. Para fazer o cadastro é preciso levar carteira de trabalho, RG e CPF. Os representantes das empresas estarão no local para selecionar os candidatos. Em dias normais, os currículos são cadastrados e encaminhados, sem um contato prévio com a empresa.

A iniciativa é uma ação conjunta do Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, os postos do Sistema Nacional do Emprego (SINE) e a Prefeitura. A meta é a inclusão de pessoas com deficiência e do beneficiário reabilitado no mercado de trabalho.

Atualmente, cerca de 500 pessoas com deficiência de São Bernardo estão cadastradas na CTR e 15 empresas inscritas para participar do evento. Até quinta-feira (24) ainda será possível aderir ao Dia D, gratuitamente. De acordo com a Lei Federal 8.213/91 (Lei de Cotas), as empresas com mais de 100 funcionários devem, obrigatoriamente, incluir em seu quadro efetivo pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados.

Criada em 2010, a CTR é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) e, até agosto, inseriu 17.369 pessoas no mercado de trabalho e captou 58.934 ofertas de emprego. Em março começou a circular o posto móvel da CTR, que leva as oportunidades de emprego até os candidatos.

A CTR fica na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. Informações pelos telefones (11) 4128-1230.