Central de Serviços Autônomos de Santo André abre inscrições para profissionais

*Da redação

Pedreiros, eletricistas, encanadores, pintores, azulejistas, cozinheiras, costureiras, diaristas e gesseiros. Quem nunca precisou de um serviço destes e não sabia onde encontrar os profissionais? Para simplificar este processo e facilitar a vida dos moradores e trabalhadores, a Prefeitura de Santo André, por meio do CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda), conta com a CSA (Central de Serviços Autônomos), que está com inscrições abertas para trabalhadores da região interessados em participar do sistema.

Em 2014, a unidade mudou o processo de cadastramento, que será feito durante todo o ano. “Será um serviço que inscreve a qualquer tempo. Adotamos esta política, pois o tempo todo, somos procurados por trabalhadores querendo se inscrever para fazer parte. Deste modo, não existe um número de vagas limitado. Os inscritos só entram para o cadastro, após passarem pela capacitação e entregarem todos os documentos exigidos. A equipe da central só começa a indicar os trabalhadores para os tomadores de serviço depois de concluída a capacitação e da entrega dos certificados e das credenciais”, informa Jerônimo de Almeida Neto, coordenador da unidade.

A Central de Serviços Autônomos funciona como um banco de serviços técnicos, qualificado e monitorado frequentemente, centralizando as indicações dos profissionais. Após se inscreverem, os técnicos passam por uma capacitação para o trabalho autônomo, que consiste em quatro encontros de formação, onde podem debater as possibilidades de trabalho, os tipos de formalização, elaboração de orçamento, contrato de prestação de serviços e atitudes comportamentais na prestação de serviços.

Além disso, os participantes passam por avaliação psicológica e recebem certificado e uma credencial da unidade. Após a primeira etapa, os autônomos são inseridos no cadastro de intermediação. Atualmente, a central conta com 76 profissionais no cadastro e 16 aguardando a próxima capacitação, que deve acontecer em março.

Para solicitar serviços de profissionais credenciados, basta o morador entrar em contato pelo telefone 4979-3600 e apresentar a demanda requerida. Além de contar com um profissional que foi preparado para a prestação de serviços autônomos, o tomador conta com o acompanhamento da central, que avalia junto ao contratante e ao profissional, se o serviço foi realizado de forma satisfatória.

COMO CONTRATAR – Os técnicos interessados em se cadastrar devem comparecer à Central de Serviços Autônomos, que funciona na sala 16, do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (Avenida Artur de Queirós, 720 – Bairro Casa Branca) munidos dos seguintes documentos: cópias do RG e do CPF; duas fotos 3X4; cópia do título de eleitor e do certificado de conclusão de curso profissionalizante; além de carta de referência de tomadores de serviço; comprovante de endereço e telefones recentes. Mais informações: 4979-3600.