Casos de herpes zoster tem aumento expressivo no ABC

ARTICLE TOP AD

Nos últimos três meses, o ABC registrou um aumento expressivo nos casos de herpes zoster, também conhecido como cobreiro. Mais de 22 casos foram contabilizados no primeiro trimestre de 2024, representando 26,82% do total de ocorrências do ano passado, que somaram 82. Especialistas mostram preocupação, uma vez que a vacina contra a doença não é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

São Bernardo liderou com cinco casos em 2024, comparados a 17 em todo o ano anterior. Ribeirão Pires teve dois casos neste ano, contra oito no ano passado. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que, nos primeiros três meses deste ano, foram realizados 15 atendimentos por herpes zoster na região, em contraste com os nove casos registrados no mesmo período de 2023.

As prefeituras de Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul relataram que não houve nenhum caso da doença em 2024. Já Santo André e Diadema informaram que os casos de herpes zoster não são de notificação obrigatória, o que significa que não são comunicados à Vigilância à Saúde, resultando na ausência de números precisos para essas cidades.

Fonte: Sao Bernardo Info

ARTICLE BOTTOM AD