Após a conclusão do curso, em dezembro, o casal iniciou a produção dos doces em casa. As massas são preparadas pela manhã, e as vendas ocorrem no dia seguinte. “Agora já estamos atendendo por encomenda, participando de feiras e apostando também na produção de ovos de chocolate para a Páscoa”, relata o casal.
Além da formação em Gastronomia, o programa Escola de Qualificação Profissional oferece cursos em outras cinco áreas de alta demanda no mercado de trabalho: Administração, Beleza e Bem-Estar, Moda e Arte, Construção Civil e Informática. As capacitações variam de 20 a 80 horas e proporcionam aos participantes a oportunidade de se especializar, entrar no mercado de trabalho, aumentar a renda ou empreender.
As inscrições para os cursos estão abertas durante todo o ano e podem ser realizadas de forma online, pelo site oficial do Fundo Social de São Paulo no link: http://www.cursofussp.sp.gov.br. Localizada em uma região de fácil acesso pelo corredor metropolitano de ônibus, a Praça da Cidadania de Hortolândia foi implantada em abril de 2024 em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O equipamento é o primeiro no interior paulista, entre as oito unidades em operação no Estado. Além da Escola de Qualificação Profissional, o espaço também oferece atividades esportivas e serviços voltados ao cidadão.
O programa Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo acontece também nos CIC’s – Centros de Integração da Cidadania, OSC’s – Organizações da Sociedade Civil e em diversos municípios, por meio de convênios. As aulas são ministradas por especialistas do Centro Paula Souza, Sebrae e Senac e, até 2024, mais de 200 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em diversas cidades paulistas tiveram acesso à qualificação.