Veculos exportados pela ilha chegaram em fevereiro Tanznia, onde a propriedade de automveis ainda se restringe aos mais ricos
A negociante japonesa de carros usados Idom firmou uma parceria com a opera£o da Uber na frica mirando motoristas dos pases da regi£o que trabalham para a empresa estadunidense de transporte particular de passageiros.
A presena da Uber na frica recente: em fevereiro, comeou a operar estavelmente na Tanznia, onde a dire£o igual japonesa – com o volante do lado direito. A Idom chegou junto com a empresa estadunidense ao pas. Somente motoristas registrados na Uber podem participar do leil£o online de veculos que a companhia organiza semanalmente.
A Idom, empresa por trs da cadeia da Gulliver, no Jap£o, seleciona carros entre um estoque de 10 mil unidades para exporta£o localizadas na ilha nipnica, mas pretende manter algumas dezenas de automveis j nos pases em que revende, como o caso da Tanznia, para que os compradores possam inspecion-los antes da compra.
Os carros japoneses chegam frica com menos de 10 anos de uso e 100 mil quilmetros rodados e os preos costumam ficar na mdia de US$ 4,7 mil (R$ 16 mil).
O carro prprio um bem limitado s pessoas mais ricas na Tanznia e, durante as trocas, muitos veculos s£o emprestados a motoristas particulares das principais cidades. Como emprstimos financeiros n£o s£o comuns no mercado, a Idom passou a tentar forar os bancos locais para prover dois ou trs anos de financiamentos aos interessados nos veculos usados.
A expectativa da empresa japonesa expandir seus negcios para outros dez pases africanos nos prximos trs anos, atingindo cerca de 50 bilhes de ienes (R$ 1,58 bi) em vendas anuais.
Modelos usados japoneses s£o veculos s£o preferidos dos importadores africanos pelas suas condies e durabilidade. Cerca de 240 mil carros usados foram exportados do Jap£o para as naes do continente no ano passado, segundo o Ministrio da Fazenda japons. mais do que dobro das vendas de uma dcada atrs, o que torna a frica uma presena global de 20% no negcio. Como os dados n£o levam em conta veculos que custam menos de 200 mil ienes (R$ 6,3 mil), o nmero de vendas deve ser ainda maior.
As importaes de veculos usados para a frica geralmente envolvem negcios fechados em leiles operados pelas empresas japonesas. A venda diretamente por meio da Uber permitir a companhias como a Idom manter os preos baixos e se posicionar como uma vendedora confivel. Ela j opera no mercado dos Estados Unidos oferecendo veculos usados japoneses, mas com outras empresas. A Tanznia ser o primeiro pas em que as vendas ser£o exclusivamente operadas por meio do Jap£o.
Os negcios de carros usados japoneses tambm comearam a crescer em pases do Oriente Mdio e, recentemente, Dubai recebeu a primeira sede de uma negociadora de veculos do Jap£o. Os preos dos veculos v£o variar de US$ 1 mil (R$ 3,5 mil) a US$ 80 mil (R$ 264 mil).
No Paquist£o, ao contrrio, os negcios com carros usados geraram uma crise poltica quando o governo decidiu impor restries importa£o de veculos, aumentando os custos envolvidos na transa£o. Com os protestos de empresrios locais, que alegaram que a medida prejudicaria o negcio e, como consequncia, a economia paquistanesa, o Estado aceitou retornar s regras anteriores. A Auction House Japan, uma das principais companhias do setor, chegou a parabenizar o governo paquistans pela iniciativa.
Alguns dos veculos s£o transportados em containers aos destinos via Taiwan, na China, embora alguns faam a viagem de barco diretamente aos mercados exteriores dos compradores.
O Sri Lanka o principal comprador de carros usados japoneses, seguido pelo Qunia. O pas africano adquiriu 4,8 mil unidades do Jap£o em 2016, o que fez com que uma das grandes negociadoras de veculos usados nipnicas abrisse um escritrio na capital, Nairobi, em fevereiro deste ano.
“O Jap£o est a seis horas frente do Qunia e quando nossos clientes v£o comprar um carro via internet, s£o forados a postar a oferta e esperar o dia seguinte para ter uma resposta. Com o escritrio aqui, ns podemos oferecer facilidades para esses compradores quenianos”, afirmou o porta-voz da companhia, Hameed Ramzan, ao jornal queniano Business Africa.
O sucesso do negcio, no entanto, j n£o se restringe ilha: a Carsome, uma plataforma online malaia de leil£o de carros usados anunciou no final de abril que cresceu US$ 19 milhes (R$ 65 milhes) por meio de investidores, incluindo a empresa alem£ Burda. Ela funciona coletando dados de pessoas que querem vender seus carros, inspecionando-os e colocando-os no mercado por meio de preges na internet.
A empresa afirma que, embora a venda de carros usados online esteja crescendo no sudeste asitico, seu servio “end-to-end” (opera do comeo ao fim do processo da venda) mais rpido e conveniente que outras formas de intermedia£o entre compradores e vendedores.
Estabelecida em 2015, a startup opera na Malsia, na Tailndia, na Indonsia e em Cingapura. Sua principal fonte de receitas a cobrana de tarifas aos vendedores quando uma venda completada. “O Sudeste Asitico um mercado de carros novos, mas isso est comeando a mudar”, disse Eric Cheng, co-fundador e chefe-executivo da Carsome ao jornal japons Nikkei Asian Review. “Pessoas que s£o donas dos seus carros tendem a aumentar e mais veculos precisam estar disponveis no mercado”, finalizou.