Caminhos da reportagem desvenda o mundo da indústria farmacêutica

ARTICLE TOP AD

O Brasil já é o sexto maior mercado de produtos farmacêuticos do mundo e deve subir mais duas posições em 2016, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.

A indústria dos remédio está em crescimento no Brasil. Isso se deve, em grande parte, ao avanço que o país teve em termos sociais. As classes D e E passaram a ter mais acesso aos medicamentos e aos cuidados com a saúde. Então, isso ajudou a impulsionar a indústria e o varejo, explica Renato Tamarozzi, diretor-executivo da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico.

“Temos um envelhecimento da população nos últimos 20 anos, o que faz com que ela passe a consumir mais medicamentos”, acrescenta o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Os números surpreendem. Há 85 mil farmácias em todo o país, uma média de três estabelecimentos para cada 10 mil habitantes. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é de uma farmácia para o mesmo número de habitantes.

O Caminhos da Reportagem mostra os desafios e os avanços do setor farmacêutico, a pesquisa de medicamentos no Brasil, as alternativas encontradas pelo setor privado e pelo governo para diminuir o preço dos remédios e as ações de combate às doenças negligenciadas.

Para conhecer de perto a realidade da população brasileira, a equipe do programa visitou a comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, estado com a maior incidência de tuberculose no Brasil. O programa também foi a São Bento, cidade da Baixada Maranhense com um dos maiores índices de esquistossomose do país.

Confira o video da reportagem do Caminhos da Reportagem:

https://www.ebc.com.br/noticias/saude/2015/04/caminhos-da-reportagem-desvenda-o-mundo-da-industria-farmaceutica

ARTICLE BOTTOM AD