O último concurso realizado pela Câmara dos Deputados ocorreu em 2014. Apesar disso, consta na Lei Orçamentária Anual de 2016 a previsão de um concurso para preencher as vagas que estão desocupadas. A expectativa é que o próximo concurso da Câmara dos Deputados abra mais de 140 vagas para os níveis médio e superior.
Os concursos públicos são conhecidos nacionalmente por oferecerem cargos com salários acima do mercado. Na Câmara dos Deputados, os profissionais de áreas como Material e Patrimônio, Assistência Social e Informática Legislativa chegam a ganhar mais de R$ 17 mil. Para os cargos técnicos, as remunerações giram em torno de R$ 11,5 mil.
Embora o concurso tenha sido autorizado, ainda não há previsão para a liberação do edital. Até a abertura do certame, o número de vagas certamente irá aumentar. Para ter uma ideia, no concurso de 2014, houve 113 vagas disponíveis para os cargos de Analista Legislativo, Agente de Polícia Legislativa e Analista de Orçamento e Fiscalização Financeira.
Saiba como se preparar
Grande parte dos interessados em ingressar na carreira pública começa a estudar antecipadamente. Além de ter mais tempo para absorver o conteúdo, estudar aos poucos e com calma ajuda a evitar o nervosismo no dia da prova, garantindo, assim, melhores notas.
Alguns cursos especializados disponibilizam conteúdos e videoaulas durante o ano todo para os alunos. Mesmo que não haja concurso em andamento, é possível começar a estudar já pensando em um exame futuro. Normalmente, os concursos são realizados durante alguns anos pela mesma banca examinadora. Isso aumenta as chances de a prova ter um estilo próprio, tanto no conteúdo solicitado quanto na formulação das questões.
Montar um cronograma de estudos é apenas o primeiro passo para ser bem-sucedido no concurso. O candidato deve ter em mente que a prova exige preparo e, portanto, os estudos durante alguns meses devem ficar em primeiro lugar. Porém, isso não significa deixar de se divertir com os amigos e relaxar. Pelo contrário, é necessário organizar as prioridades para que alguns momentos sejam dedicados ao lazer para deixar a mente mais leve e descansada.
Além de entender diversos conteúdos e matérias, como fórmulas matemáticas e datas de acontecimentos históricos, o candidato precisa conhecer bem a prova que irá realizar. Para isso, a realização de simulados é extremamente importante, pois tira o aluno do universo teórico, colocando-o frente a frente com a etapa prática do concurso. Ter boas noites de sono, principalmente nos dias que antecedem o exame, e uma alimentação saudável também ajuda a manter o corpo preparado para o grande dia.
Por fim, é imprescindível chegar ao exame confiante e tranquilo para que todo o esforço valha a pena. O nervosismo costuma atrapalhar grande parte dos candidatos. Para evitar isso, é possível adotar algumas medidas, como pensar em fatos positivos, estar com quem gosta no dia anterior para se sentir seguro e até fazer alguns exercícios de ioga ou outra prática similar.