As altas temperaturas do começo de 2015 levaram os consumidores a uma verdadeira caçada aos ventiladores. As vendas do eletrodoméstico mais cobiçado do verão provocaram um esgotamento dos produtos nas lojas, levando compradores a gastarem muito mais tempo na procura pelo equipamento.
Foi o que aconteceu com a coordenadora administrativa Pétala Cattini, 28 anos, que teve de exercitar a paciência até encontrar um ventilador à venda. “Visitei todas as lojas de departamento em três shoppings diferentes, e cheguei até a procurar em dois grandes supermercados próximos de minha casa, mas só consegui encontrar um ventilador em uma loja de rua depois de três dias seguidos procurando”, afirma.
O comércio comemora: as vendas de ventiladores, climatizadores e aparelhos de ar-condicionado registraram um aumento de 40%, de acordo com a Associação Comercial do Estado de São Paulo. A entidade também registrou 25% de aumento nas vendas para equipamentos de refrigeração de água, como filtros eletrônicos e purificadores.
Como as temperaturas prometem continuar elevadas até o fim do verão, a procura por ventiladores deve continuar em alta. Uma alternativa para quem não quer perder tempo indo de loja em loja é comprar o ventilador que procura pela internet, já que as lojas virtuais costumam trabalhar com demandas de estoque específicas para atender seus clientes.