Até o Carnaval doações de sangue podem cair mais de 20%

Queda no número de doadores permanece no período de férias

Desde as festas de fim de ano até o carnaval, as doações de sangue diminuem em razão de muitas pessoas estarem de férias. Em contrapartida, nesta época do ano aumenta significativamente o número de acidentes.

No período, hemocentros e bancos de sangue precisam manter os estoques para atender às demandas por transfusões dos hospitais e serviços de urgência e emergência. A Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), entidade que abastece com hemocomponentes todos os hospitais da prefeitura do município de São Paulo e hospitais das regiões do ABC, Jundiaí e Sorocaba, reforça que, apesar das campanhas de conscientização quanto ao ato de doar, o número de doadores de sangue está abaixo do esperado.

De acordo com a Colsan, se cada pessoa saudável doasse sangue pelo menos duas vezes ao ano, os hemocentros teriam hemocomponentes suficientes para atender toda a população. Cada doação pode ser utilizada por, no mínimo, três pessoas. O material é fracionado em hemácias (que podem ser armazenadas por 35 dias), plaquetas (muito requisitadas por pacientes com câncer, podem ser conservadas por apenas cinco dias), e plasma, que pode ficar armazenado por até um ano.

Requisitos para doação

* Portar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira profissional, carteira de habilitação);

* Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60;

* Pesar acima de 50 Kg;

* Estar em boas condições de saúde;

* Estar alimentado, porém sem ter ingerido refeições pesadas (gordurosas);

* Não ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuários de drogas injetáveis e inalatórias, praticantes de sexo não seguro e vários parceiros sexuais, ou parceiros sexuais de portadores de aids ou hepatite).

*Obs: o doador menor de 18 anos, quando acompanhado pelo responsável legal, deve levar cópia do documento de identidade de ambos e preencher autorização no momento da doação; se desacompanhado, precisa levar cópias dos documentos de identidade e o documento de autorização para doação com firma reconhecida em cartório.

 

Clique aqui para conferir os locais para doação.

https://www.colsan.org.br/site/doador/locais-para-doacao-de-sangue.html