Uma pesquisa realizada em parceria com o INCOR – Instituto do Coração de São Paulo revelou que até 15% dos brasileiros hipertensos não conseguem manter o controle de uma pressão arterial considerada alta, por diversos motivos. Em alguns casos os especialistas recomendam a utilização de mais de um medicamento para auxiliar no controle da pressão, mas seguir as recomendações médicas como manter uma dieta saudável é imprescindível para aumentar as chances de sucesso no tratamento.
Uma das doenças mais comuns em todo o mundo é a hipertensão arterial e ela pode ser responsável pelo desenvolvimento de diversas complicações para a saúde, como o AVC – Acidente Vascular Cerebral ou o infarto. A hipertensão, associada à diabetes pode também desencadear a insuficiência renal, por isso o controle da pressão arterial é essencial para a qualidade de vida.
Em muitos pacientes, a hipertensão só é descoberta quando atinge seu pico, já que não apresenta sintomas muito claros. Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, dor no peito e tontura e, para que o quadro seja confirmado, é essencial auferir a pressão arterial com o auxílio de equipamentos próprios para isso e com o auxílio de um profissional capacitado para verificar o resultado e definir o diagnóstico. Caso o quadro de pressão alta seja confirmado é essencial consultar um médico especialista, como um cardiologista, para que ele prescreva o tratamento específico.
Além de realizar o tratamento com medicamentos como o Ramipril, quando prescrito pelo médico, para controlar os quadros de hipertensão, alguns hábitos como o tabagismo e o sedentarismo precisam ser evitados. Praticar exercícios físicos, reduzir o estresse e se alimentar de forma saudável, reduzindo o consumi de sal, por exemplo, são medidas que contribuem muito para o controle da pressão sanguínea, automaticamente reduzindo os riscos do surgimento de outras doenças desencadeadas pela hipertensão.