Ascensão da classe C segue na contramão da crise econômica

ARTICLE TOP AD

Mesmo com as altas taxas de juros e o aumento da inflação, a previsão da Pesquisa da Federação do Comércio de Bens e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é que a classe média (C) seja responsável por um crescimento econômico de 40% na economia brasileira até 2020.

De acordo com o estudo “A evolução da classe média e o seu impacto no varejo”, a classe C – delimitada pelas faixas de rendimento da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – engloba as famílias de classe média com renda mensal de R$ 1,4 mil a R$ 7 mil.

Segundo o levantamento, o poder de compra da classe C, que hoje representa 54% da população, será o maior responsável por essa mudança no PIB (Produto Interno Bruto) do país. Daí em diante, a previsão é que outros setores da economia também cresçam e ajudem o país a evitar crises.

Para 2020, a pesquisa prevê que o país terá cerca de 207 milhões de habitantes. Além disso, enquanto hoje a população economicamente ativa é de 130 milhões, estima-se que, para 2020, a força de trabalho aumente 10%, ou seja, suba para 145 milhões.

Um case bem-sucedido

Aproveitando o filão, a agência online de viagensViajaNetfaturou somente em 2014 cerca de R$ 400 milhões. Após perceber a ascensão da classe média e a vontade desse grupo de realizar o sonho de viajar, a companhia passou a incentivar o consumo do turismo por meio de condições especiais.

Hoje, entre seus principais clientes estão consumidores das classes C e D, seduzidos pelos descontos nas passagens aéreas e pela possibilidade de parcelar as compras em até seis vezes no cartão de crédito. Seguindo esse modelo de atuação e investindo em seu público-alvo, a agência vem mantendo sua linha de crescimento.

Empenhada em ajudar o cliente, a ViajaNet vem apostando em ferramentas exclusivas, como o Econômetro (mostra os voos com os melhores preços) e o Quando Viajar (traz as datas mais baratas para embarcar em um período de 6 meses, de acordo com a origem e o destino de cada pesquisa).

ARTICLE BOTTOM AD