Da Redação
Realizado ininterruptamente desde 2002, o evento organizado pela Cia. Os Satyros, passou a fazer parte do calendário cultural de São Paulo. Com o intuito de estimular o acesso à cultura, o Satryrianas adota o sistema de ingresso consciente, “pague quanto puder”.
As atrações ocupam diversos espaços de São Paulo, com foco na região em torno da praça Roosevelt, no Centro. Neste ano, o tema do evento é “Porque Somos Baldios”.
Baldio, segundo o dicionário Aurélio, é um adjetivo que significa sem proveito, inútil; ou ainda inculto, agreste. No Brasil, terreno baldio é uma área abandonada, sem proprietário conhecido e com falta de manutenção. Em Portugal, no entanto, o significado de terreno baldio é exatamente o oposto do brasileiro. Um baldio é um terreno possuído e compartilhado, um espaço da comunidade, da vida social, onde todos podem gerar riqueza física e espiritual.
A arte vive na sua forma baldia. No lugar de confronto da imagem do abandono e da criação, de transformar aquilo que é bruto em corpo e vida.
“É uma grande oportunidade para os aprendizes de Mato Grosso participarem de um dos mais importantes festivais de teatro do Brasil. Lá poderão assistir a espetáculos das mais destacadas companhias do país e acessar uma enorme diversidade de linguagens. Estamos orgulhosos em poder propiciar esse intercâmbio em parceria com a Adaap e o Cena Onze”, comenta Leandro Carvalho, secretário de Estado de Cultura.
Para o diretor da Associação Cultural Cena Onze, Flávio Ferreira, a viagem é motivo de orgulho. “Esse intercâmbio cultural tem um valor imenso, não só para os aprendizes, mas para nós também. Será um período de muito aprendizado e, além de assistir à peças de grandes companhias, poderão trabalhar nos bastidores. Isso é incrível”.
A programação do evento reúne apresentações de teatro, circo, cinema, performances, literatura e música. E é nesse clima, numa variedade de estilos e ritmos, que acontece a 18ª edição do Festival Satyrianas.
O intercâmbio é uma parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Associação Cultural Cena Onze, Cine Teatro Cuiabá, MT Escola de Teatro, SP Escola de Teatro e Adaap.
Fonte: Governo de MT