Alunos do ABC do Projeto Jovens Caminhos levam o Grafite à USP

ARTICLE TOP AD

A interação entre ser humano e tecnologia é o tema de painel pintado na Universidade de São Paulo (USP) por alunos do Grande ABC que cursaram Artes-Grafite no Projeto Jovens Caminhos, uma parceria entre Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente e Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A intervenção ocorreu neste mês de janeiro no muro lateral do LASSU (Laboratório de Sustentabilidade da Escola Politécnica da USP), também parceiro do Projeto.

A temática do homem e tecnologia remete à obra A Criação de Adão, de Michelangelo, em que o dedo de Deus tenta alcançar um dedo humano. No caso, um dedo humano tenta aproximar-se de um dedo robótico. O tema foi sugerido pela professora Tereza Cristina de Brito Carvalho, coordenadora do LASSU da Poli-USP, e o desenho surgiu da criatividade dos professores do curso, Gustavo Ramos e Diego Fagundes.

Este foi o 17º painel grafitado pelo Projeto Jovens Caminhos, desenvolvido em 2023 e 2024 em Mauá e Santo André oferecendo cursos gratuitos de iniciação profissional nas áreas de Programação e Criação de Sites e de Artes-Grafite.

Chave de ouro

O Projeto beneficiou mais de 200 jovens e adultos moradores da periferia das duas cidades do Grande ABC, onde a Petrobras tem unidades de refino. Segundo a presidente do Instituto GEA, Ana Maria Domingues Luz, o Projeto encerrou-se com chave de ouro:

“Quando planejamos o Jovens Caminhos, pensamos no que seria interessante para aquelas comunidades: Arte e Tecnologia, temas que atraem os jovens. Precisávamos oferecer o máximo de excelência e daí vieram a parceria com o LASSU da USP, que compartilhou conosco os professores para o curso de Tecnologia-Programação, e com grafiteiros que já trabalhavam na área, que têm essa arte urbana no sangue e que pensam como nós, em como ajudar o meio ambiente e fazer um mundo melhor”, afirma Ana Maria.

O LASSU e o Cedir (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Eletroeletrônicos), ambos da USP, foram locais onde os alunos fizeram visitas para trabalhos de campo. Além de aulas teóricas técnicas, os alunos do Jovens Caminhos tiveram aprendizados de temas como Cidadania, Ética e Sustentabilidade. Foram quatro turmas de Tecnologia e oito de Artes, nestas últimas incluídas 16 grafitagens nos muros das próprias comunidades de Mauá e Santo André.

Vários participantes ingressaram depois em uma especialização gratuita de linguagem Python, na Poli-USP, e outros concluíram as aulas já trabalhando. “Atingimos nosso objetivo, que era dar qualificação profissional de qualidade a esses jovens, ajudá-los a dar o primeiro passo para serem cidadãos completos, responsáveis, com respeito às diferenças e ao meio ambiente”, concluiu Ana Maria Luz.

O Instituto GEA é uma organização não governamental que se dedica há 25 anos à educação ambiental.

ARTICLE BOTTOM AD