Alunos de SBC plantam mudas para lembrar Dia da Árvore

Além de embelezar a cidade, árvores fornecem sombra e amenizam a temperatura

Nesta segunda-feira (21), Dia Mundial da Árvore, alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Isidoro Batisttin, no Bairro no Batistini, plantaram 80 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na rotatória de acesso ao Jardim Represa, na Rodovia dos Imigrantes.

Para plantar as mudas, doadas pela empresa Bombril, as crianças receberam instruções de técnicos da Prefeitura de São Bernardo. As espécies plantadas foram quaresmeira, aroeira mansa, ipê amarelo, canafístula, embaúba, jequitiba rosa e paineira.

O secretário de Gestão Ambiental da cidade, João Ricardo Guimarães, também presente ao evento, afirmou que o plantio de mudas interfere positivamente na qualidade de vida da população. “Além de embelezar o município, esse tipo de iniciativa melhora o microclima da cidade já que o plantio em áreas mais áridas ajuda a regular e amenizar as altas temperaturas e o clima seco. Essa é uma ação permanente da Secretaria de Gestão Ambiental: cobramos das empresas os trabalhos de compensação ambiental e também as convidamos doar mudas.”

A representante da Bombril, Mariana de Souza Santos, está feliz com a parceria com a Prefeitura de São Bernardo. “Já tínhamos realizado um trabalho de compensação ambiental junto com alunos de uma escola municipal. Como foi uma ação muito bacana, resolvemos repetir agora, no Dia da Árvore, mas dessa vez também doando as mudas”, esclareceu.

A professora responsável pela classe, Ivanise Hobi, conta que as crianças gostam muito desse tipo de atividade. “Eles adoram sair da sala de aula para ações como essa. É a primeira vez que essa sala faz plantio de árvore e eles se divertiram muito.” Segundo Ivanise, o contato dos alunos com a natureza é constante visto que na escola existe um amplo jardim.

Os locais onde acontecem os plantios são selecionados pela Prefeitura a partir de mapeamento, realizado pela Secretaria de Gestão Ambiental, que identifica quais áreas demandam arborização. A prioridade são as localidades consideradas mais áridas e aquelas estratégicas do ponto de vista paisagístico, como entradas da cidade e áreas livres ao longo das grandes vias e rodovias.

Novo plantio – Outras 50 mudas, fornecidas pela empresa Brascaule Ambiental, serão plantadas na terça-feira (22), a partir das 10h, em área pública na Rua Silvio Pain, na Vila Jerusalém. Para comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o plantio será feito por estudantes da rede municipal com deficiência auditiva.