Na manhã desta sexta-feira, dia 02, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC participou da 2ª reunião dos membros da Rede de Gestores de Recursos Humanos de Ribeirão Pires. Durante o encontro, realizado na Sorvepan, em Ouro Fino Paulista, a entidade regional apresentou projetos de estimulo à competitividade e ações para promover o fortalecimento de empreendimentos em todo o ABC, além de orientar sobre linhas e fontes de financiamento.
“Os problemas que nós estamos vivendo são os mesmos. É muito importante estarmos integrados para debater assuntos que nos auxiliem a superar as dificuldades em nossa cidade”, afirmou o anfitrião do evento, José Guimarães Severo, responsável pela área comercial da Sorvepan.
Os empresários de diferentes segmentos que participam do grupo no município puderam esclarecer dúvidas sobre questões como qualificação profissional. Antonio Carlos Rodgrs, da HumanTalent Consulting, um dos integrantes da Rede na Estância, relatou a dificuldade que empresas do setor de panificação têm em encontrar mão de obra qualificada. Rodgrs considerou fundamental a abertura de diálogo com a Agência GABC. “Vamos continuar conversando, com mais consistência, sobre nossas necessidades, para tentarmos encontrar soluções de forma conjunta”, disse.
A coordenadora de Convênios e Contratos da Agência GABC, Ana Paula Marinho, falou aos empresários sobre projetos da entidade para ampliar a oferta e a eficácia dos cursos de qualificação profissional na região, com a participação de empresas, sindicatos, prefeituras, Consórcio Intermunicipal e instituições de ensino.
“A Agência está elaborando Guia da Educação Profissional e Tecnológica do ABC, que listará todos os cursos disponíveis atualmente. Também estamos trabalhando para a realização de seminário sobre o assunto. O objetivo do evento é levantar a demanda das empresas e disponibilidade das entidades em atender às necessidades do mercado e, a partir disso, traçar estratégias para melhorar a qualificação dos nossos trabalhadores”, explicou.
Ainda durante o encontro, foram apresentadas aos participantes da Rede de Gestores de RH as principais linhas de financiamento do mercado para inovação, capital de giro e aquisição de máquinas e equipamentos.
Marcelo Dantas Fonseca, que lidera os grupos da Rede de Gestores de Recursos Humanos nas sete cidades do ABC, também avaliou positivamente a reunião. “Os profissionais de RH não têm conhecimento sobre o trabalho que a Agência realiza. Por essa razão é fundamental aproximar os grupos e a entidade, para que troquem experiências e informações que contribuam para o crescimento de todos”