Ações marcam o Dia Mundial da Saúde em São Bernardo

18

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, celebrado oficialmente no dia 7 de abril, a Prefeitura de São Bernardo do Campo reserva uma programação diversificada de 1 a 12 de abril em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em locais públicos, envolvendo profissionais das diversas áreas da Secretaria de Saúde, além usuários do serviço.

A programação, aberta à população, acontece nos períodos manhã e tarde, e irá combinar as seguintes ações: aferição de pressão arterial e de diabetes, peças de teatro sobre dengue e tuberculose, apresentação de palhaços, exibição de vídeos educativos abordando a saúde em geral, palestras com temas variados, e relaxamento e alongamento com a equipe do programa De Bem a Vida, realizado na maioria das UBSs ou em espaços comunitários. 

Estão programadas ainda caminhadas e sessão de sucoterapia, com as equipes de saúde ensinando a preparar sucos à base de frutas e vegetais para obter proveito de bebidas funcionais que tratam alergias, dor de cabeça e servem até para acelerar a perda de peso, entre outros benefícios. 

Na UBS Baeta Neves, por exemplo, no dia 5/4, o destaque será uma caminhada a partir das 10h30 para difundir práticas saudáveis, com trabalhadoras da saúde e a comunidade, além de oficina de sucos, café da manhã e animação com palhaços nas salas de espera, ações essas que se repetirão na UBS Farina.

Já na UBS Rudge Ramos, no dia 1º, das 13h30 às 16h, haverá dinâmica com foco em envelhecimento saudável e debate sobre o mesmo tema. No dia 2/4, das 8h às 10h, o enfoque será práticas corporais em prol do envelhecimento saudável. No dia 3, das 8h às 11h, médicas da unidade irão abordar os cuidados e prevenção de doenças, com relatos de pacientes sobre o envelhecimento e espaço para troca de experiências, e no dia 4/4, das 8h às 10h, o assunto será práticas corporais direcionadas ao envelhecimento saudável, com uma professora do programa De Bem com a Vida.

Também em seis outras unidades estão programadas ações. Na UBS Mussolini, de 8 a 12 de abril, das 14h às 16h, a população contará com aferição de pressão arterial e de diabetes, além de alongamento com o grupo De Bem com a Vida no dia 11, das 10h às 11h.

Já na UBS Vila Dayse, no dia 11, das 14h às 16h, haverá uma palestra instrutiva sobre hipertensão arterial, diabetes e controle do colesterol e alimentação saudável. Serão exibidos vídeos instrutivos na recepção para os usuários que estiverem aguardando atendimento.

Nas UBSs Baeta Neves e Farina, no dia 5, das 10h às 12h, a comunidade participará de roda cultural (música, dança e contação de história), com participação do Bem com a Vida, membros da comunidade e da UBS. Nesta unidade, também terá a sessão de sucoterapia. 

Na UBS Nazareth, no dia 4, às 10h, crianças e adultos poderão participar do teatro da dengue, e no dia 5, também às 10h, a peça terá como tema prevenção e tratamento da tuberculose. 

Testagem de HIV e sífilis – Também como parte da programação da Semana da Saúde, de 1º a 7 de abril, a equipe do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais promoverá testes rápidos de HIV e sífilis em algumas unidades de saúde e em diversos espaços públicos, em parceria com a equipe do programa Consultório de Rua, da Saúde Mental, que faz a abordagem e encaminhamento de pessoas em situação de rua e usuários de álcool e outras drogas para atendimento junto à rede de saúde de São Bernardo.