88 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

As Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) estão com as inscrições abertas, até 24 de outubro, para o processo seletivo do Vestibulinho – primeiro semestre de 2014, que reserva 88.743 vagas em cursos gratuitos.
 Do total de vagas,  61 mil são para o nível técnico (das quais 2.713 vagas são oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC), 16.113 para o técnico integrado ao médio e 11.630 para o ensino médio. 
 Dentro do ensino integrado, destaque para os cursos de Contabilidade (Capital) e Secretariado (Itu e Capital), além das 2.366 oportunidades destinadas às escolas estaduais por meio do Programa Vence, parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Nessa modalidade, no 1º semestre de 2014, passa a ser oferecido também cursos vinculados a Educação para Jovens e Adultos (EJA), entre os quais Administração (Capão Bonito, Cosmópolis, São Caetano do Sul e Capital), Contabilidade (Piedade) e Edificações (Capital).
Outra novidade, neste ano, é o curso de Biblioteca, que será oferecido na ETEC Parque da Juventude. Além disto, cursos técnicos com foco em empreendedorismo serão dados na Escola de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (SEBRAE-SP), na região central da Capital. 
 Para concorrer a uma das vagas do vestibulinho para o ensino médio e do ensino técnico integrado ao médio, os candidatos devem ter concluído o ensino fundamental nas modalidades regular, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou ter feito o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). 
 Os que pretendem fazer o ensino técnico precisam ter concluído o ensino médio ou estar, pelo menos, no segundo ano. Os candidatos que concluíram ou estão cursando o ensino de EJA ou o Encceja devem ter o certificado de conclusão do ensino médio, declaração de que estão matriculados a partir do segundo semestre da EJA ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou, ainda, um boletim de aprovação do ENCCEJA em duas áreas de estudos avaliadas.

Pontuação Acrescida
 As ETECs adotam o Sistema de Pontuação Acrescida, que concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a candidatos oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus. Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescendentes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.
 As inscrições para o vestibulinho devem ser feitas até as 15 horas do dia 24 de outubro.  No site www.vestibulinhoetec.com.br os candidatos encontram todas as informações necessárias para escolher os cursos e unidades e para efetuar a inscrição, no valor de R$ 25,00. A confirmação da inscrição será enviada ao candidato, por e-mail, até dez dias após o pagamento. A prova será feita no dia 1º de dezembro.