Os jogos eletrônicos se tornaram parte integrante da rotina de entretenimento dos jovens atualmente. E os consoles de videogames são eletrônicos que estão presentes na maioria das casas.
Além do aspecto de entretenimento que todos os jogos possuem, muitos deles podem ajudar no desenvolvimento infantil, no senso de direção, criatividade e resolução de problemas.
Segundo uma pesquisa realizada em 2016 pela Escola Columbia Mailman para Saúde Pública, o tempo gasto por crianças de 6 a 11 anos jogando videogame pode trazer resultados positivos no dia a dia além das telas e controles.
Um dos principais benefícios apontados pelo estudo é um estímulo no desenvolvimento de interações sociais. Facilidade no aprendizado e níveis altos de intelectualidade também foram associados a jogar videogame pelos pesquisadores.
Existem alguns jogos para videogame que podem aumentar ainda mais esse efeito positivo, estimulando a noção da importância do trabalho em equipe, da determinação e do pensamento lógico.
- Rayman Legends
Game no estilo plataforma, o “Rayman Legends” é considerado por muitos especialistas uma inovação na categoria. Com jogabilidade diversa, uma lista de missões a cumprir e a disponibilidade de jogar em equipe, o objetivo do jogo é ajudar Rayman, uma criatura mágica, numa missão de resgate dos Teensies.
O jogo possui gráficos bem feitos, com cores vibrantes e lógica simples que ajudam a estimular o senso de direção e a lógica da resolução de problemas em crianças de todas as idades.
- Little Big Planet 2
Neste jogo, o foco é estimular a criatividade da criança. O principal objetivo em Little Big Planet 2 é construir seu próprio universo dentro do jogo. Com gráficos no estilo plataforma, o jogador precisa utilizar suas próprias ideias para construir os obstáculos e desafios do game, utilizando as habilidades dos personagens e materiais disponíveis no jogo.
A colaboração e a resolução lógica de problemas e quebra-cabeças são outros dos estímulos que o jogo traz aos pequenos gamers.
- The Sims
A simulação da vida real sempre foi um dos maiores atrativos dos jogos da franquia “The Sims”. Oferecendo a possibilidade de criar diferentes pessoas, construções e relações interpessoais, com qualquer versão do jogo a criança é estimulada em seu senso de responsabilidade, já que precisa “cuidar” dos personagens para que o jogo continue interessante.
A possibilidade de montar a personalidade e o plano de vida dos Sims no início do jogo funciona como um primeiro contato da criança com possibilidades, o que pode ajudar a expandir o leque de opções do jogador ao longo da vida.
- Castle of Illusion HD
Da desenvolvedora de jogos Sega, o jogo “Castle of Illusion HD” é um remake lançado em 2013 que narra as aventuras e obstáculos que Mickey precisa viver e ultrapassar para resgatar Minnie da terrível bruxa Mizrabel.
Em estilo quest (aventura), para chegar ao final do jogo é preciso coletar sete gemas preciosas ao longo dos ambientes do game, que servirão como habilidade extra para derrotar a bruxa. O jogo, além de tudo, estimula a criança a criar e obter meios lógicos para atingir um objetivo.
- Super Mario Bros
Clássico jogo de plataforma conhecido mundialmente, em Super Mario Bros. o objetivo é ajudar Mario e Yoshi a resgatar a princesa Peach e o Reino dos Cogumelos das garras do terrível Bowser e dos Koopa Troopas.
Dividido em oito reinos com quatro fases cada, Super Mario é um jogo que estimula a persistência, enfatiza a importância do trabalho em equipe e a confiança no outro para concluir uma tarefa importante.
- Create
Desenvolvido pela EA, o jogo “Create” estimula a criatividade da criança ao máximo. Para desbloquear novos desafios, cenários e troféus, o jogador precisa usar a imaginação e criar novos ambientes e espaços dentro do jogo.
Com uma série de ferramentas disponíveis, é possível criar seu próprio universo único, utilizando apenas a imaginação como parâmetro. Estimula o entendimento sobre estruturas e construção de espaços virtuais baseados na realidade.