O número de adeptos às compras online tem aumentado a cada dia. Afinal, é possível pesquisar preços e visitar diversas lojas de forma muito mais prática e rápida quando se está online. Por outro lado, fica um pouco mais complicado garantir a segurança das compras quando não se está cara a cara com o vendedor. Afinal, quem nunca ficou com medo de o produto chegar danificado ou simplesmente não chegar? Conversamos com Bernardo Lutosa, vice presidente da ClearSale, uma empresa especializada na prevenção de fraudes eletrônicas, que deu superdicas para garantir a segurança das compras pela internet. Confira!
Use cartão de crédito
Prefira, sempre, o pagamento através de cartão de crédito. Nessa modalidade, o consumidor tem um prazo para reconhecer a veracidade da compra e, em caso negativo, pode solicitar o estorno do valor, o que é impossível quando o pagamento é feito por transferência bancária ou boleto. Desconfie de sites que não aceitam o cartão de crédito como forma de pagamento.
Verifique sua fatura
Fique de olho na sua fatura do cartão de crédito. Entre em contato com a administradora do cartão sempre que você não reconhecer alguma compra ou valor gasto. Assim, a fraude pode ser identificada de forma rápida e não se manter por meses sem que você se dê conta.
Inspecione seu e-mail
Quando fazemos o cadastro em uma loja online, é normal que um endereço de e-mail válido seja necessário. Por isso, é comum chegar uma mensagem em sua caixa de entrada toda vez que uma nova compra é realizada. Se você não consegue conferir com regularidade a fatura do cartão de crédito, então fique de olho nos e-mails que você recebe.
Preste atenção nas ligações
É comum que as lojas online liguem para confirmar o pedido em casos de valores elevados. Quando isso acontecer, verifique se é realmente a loja que está te ligando. Jamais passe dados como número de cartão de crédito e senha por telefone.
Desconfie dos descontos
As lojas online costumam apresentar grandes descontos por causa da concorrência. De qualquer maneira, tome cuidado com lojas que oferecem valores muito abaixo da média.
Agora que você já sabe como se proteger, continue atento e aproveite as compras!