4 dicas para otimizar seu tratamento com aparelho ortodôntico fixo

O sucesso de um tratamento com aparelho dentário depende muito da motivação de quem o usa. Seguir rigorosamente as orientações do seu ortodontista fará com que o seu tratamento se desenrole da maneira desejada, livrando você de dores de cabeça e gastos desnecessários.

Listamos aqui 4 coisas que quem usa aparelho deve saber e fazer.

  1. Escovação e uso do fio dental

Você sabia que escovar os dentes com cuidado é importante para todas as pessoas, mas ao usar um aparelho fixo você precisa ter cuidados redobrados. Manter sua higiene bucal em dia agiliza o tempo necessário para a correção do posicionamento dos dentes com o aparelho.

Para isso, pode ser indicado o uso de escovas específicas com formatos e cerdas que facilitem a limpeza. Por exemplo, cerdas bem finas e macias protegem esmalte dos dentes e auxiliam uma limpeza mais profunda. Passar fio dental também é um cuidado diário necessário para evitar o acúmulo de bactérias entre os dentes e passadores podem auxiliar a realização dessa tarefa.

Como limpar adequadamente o seu aparelho fixo?

Utilize sua escova em um ângulo de 45º ao redor dos fios e pinos do aparelho, escovando bastante suas peças – os bráquetes – pois a placa demora um pouco para ser retirada. Em seguida, escove cada um dos dentes individualmente por cerca de 10 segundos, com movimentos leves. Em seguida, passe o fio dental e faça um bochecho com água ou enxaguante bucal.

A escovação da língua e da bochecha garante uma limpeza bucal completa, não esqueça!

  1. Alimentação

Sua alimentação também influencia no sucesso do seu tratamento: evitar alimentos pegajosos como balas, chicletes caramelos e outros alimentos que são de difícil remoção caso grudem no aparelho, podendo comprometer a estrutura da peça. Também não é recomendado o consumo de alimentos muito duros, devido ao risco de danificar o aparelho e, até mesmo, machucar a boca.

Caso algum desses alimentos sejam ingeridos, procure escovar cuidadosamente os dentes para remover completamente todos os resíduos. Alimentos muito duros também não são recomendados.

Da mesma forma, uma alimentação balanceada garante que o esmalte dos seus dentes fique sempre saudável e que a estrutura do dente seja mais forte e resistente.

  1. Inspeção visual é necessária

Todos os dias ao escovar, analise cuidadosamente seu aparelho ortodôntico e, se eventualmente houver peças descoladas, frouxas ou quebradas, procure seu ortodontista o quanto antes para realizar a reparação necessária e não comprometer o tratamento.

  1. Nunca abra mão da manutenção

Seguir todas as orientações do profissional que fez a aplicação do aparelho e visitá-lo regularmente é essencial para manter em dia a manutenção do aparelho, garantindo que os dentes estejam sempre se movendo para a posição correta, de acordo com esses ajustes.