3ª Caminhada para a Saúde pretende reunir 700 pessoas em Paranapiacaba

Prefeitura de Santo André disponibilizará 16 ônibus para levar grupo da terceira idade ao Festival do Cambuci, na Vila

A Secretaria de Saúde de Santo André realiza neste sábado (30), a partir das 7h30, a 3ª Caminhada para a Saúde, na Vila de Paranapiacaba. O coordenador da iniciativa, o dentista Sebastião Pacini Fernando Neves, espera cerca de 700 pessoas, das 2.168 inscritas no Programa Caminhando para a Saúde. A Prefeitura disponibilizará 16 ônibus para levar os participantes, que sairão de diversos pontos da cidade.

Na Vila, a caminhada terá início às 9h30. Serão 5,4 quilômetros de passeio (ida e volta), começando na parte alta da Vila, com destino ao Clube Lyra. Na chegada, os caminhantes serão recepcionados pela Orquestra de Cordas, do Cesa (Centro Educacional de Santo André) do Parque Novo Oratório, com recital exclusivamente preparado para o grupo. Em seguida, será exibido, em duas sessões, vídeo sobre nutrição para a terceira idade, em comemoração aos três anos de existência do programa.

“Atividades físicas, como caminhadas turísticas, excursões ou alongamentos em aparelhos das academias ao ar livre, são fundamentais para o tratamento de doenças, como hipertensão e diabetes”, explica Neves. “Com o tempo, as pessoas percebem que atividades como essas possibilitam ao corpo reagir adequadamente, diminuindo, por exemplo, o quadro depressivo, e passam a se cuidar para não adoecer”, diz.

Além do transporte até a Vila, a Secretaria de Saúde colocou à disposição dos participantes da caminhada um grupo de 15 educadores, todos treinados em primeiros socorros, uma viatura do Corpo de Bombeiros Civis de Santo André e viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além de banheiros químicos.

3ª Caminhada para a Saúde

Quando – neste sábado (29)

Horário da saída – 7h30

Destino – Vila de Paranapiacaba

Atividade – caminhada de 5.400 metros (da parte alta da Vila ao Clube Lyra)

Chegada ao Centro de Santo André – às 17h.