192 do SAMU não receberá ligações, por quatro horas, nesta terça (7/1)

A Prefeitura de São Bernardo do Campo informa que nesta terça-feira (7/1) das 10h às 14h, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Bernardo não receberá ligações pelo número 192. As paralisações das ligações acontecerão em virtude da mudança da Central de Regulação Médica do SAMU, que passará a integrar o Centro Integrado de Monitoramento da cidade.

No entanto, o SAMU continuará funcionando. Para isso a Secretaria de Saúde preparou os prontos-socorros, unidades de pronto atendimento e unidades básicas de saúde, para que qualquer solicitação, tanto de remoção ou urgência seja realizada por rádio. Além disso, a população também poderá acionar por meio da Guarda Civil Municipal (4126-2800), Corpo de Bombeiros (193) ou Policia Militar (190).

O diretor do Departamento Hospitalar de Urgência e Emergência informou que a escolha da data para a mudança se deu com base na baixa solicitação pelo serviço do SAMU nesta época do ano. “Analisamos o banco de dados de chamadas de urgência durante a semana e horários e identificamos essa lacuna para realizarmos a mudança, afirmou.

O Centro Integrado de Monitoramento envolve a articulação de serviços, como o SAMU, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Defesa Civil, Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) e outros, para a melhoria nos processos de monitoramento de segurança e gestão das emergências, acidentais ou naturais.