13 dicas para ser aprovado em uma entrevista de emprego

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A felicidade ao receber uma liga£o marcando a entrevista de emprego d lugar a uma ansiedade sem fim. Afinal, s£o poucos minutos para demonstrar o seu valor, fisgar o recrutador e conquistar a oportunidade, n£o ? Pensando nisso, confira essa sele£o de 15 dicas para mandar bem.

Veja 13 dicas para mandar super bem na entrevista de emprego

Pesquise sobre a empresa: Antes de ir para uma entrevista, conveniente fazer uma pesquisa sobre o histrico da empresa, seus valores, em quais segmentos do mercado atua. Assim, o entrevistador ter excelente impress£o ao perceber seu interesse pela empresa contratante.

Pontualidade: Comparea ao local da entrevista com um mnimo de 15 minutos de antecedncia, assim voc poder se ambientar e relaxar a tens£o, alm de demonstrar sua responsabilidade perante seus compromissos e o seu interesse pela vaga. Se ocorrer algum imprevisto que impossibilite ou atrase sua ida at o local marcado, ligue informando a raz£o.

Primeiras impresses importam (e muito): “A primeira impress£o a que fica” n£o um ditado sem fundamento. Pelo contrrio, a cincia comprovou esse fato em diversos estudos. A Time vai mais longe e afirma que alguns estudiosos consideram esse o ponto mais importante das entrevistas. Otimize as primeiras impresses desde o incio, enquadrando a conversa com algumas frases bem ensaiadas sobre como voc quer ser percebido. Isso vai acabar sendo a estrutura com que a outra pessoa forma suas memrias sobre voc.

Apresenta£o: Seja discreto e adequado na forma de se vestir. Cuidar da higiene pessoal (banho, unhas e cabelos) fundamental. Evite culos escuros, bon, bermuda, mini-saia, roupas justas e decotadas, e muitos acessrios. A maquiagem deve ser a mais discreta possvel e n£o exagere no uso das cores e do perfume.

Postura: Ao cumprimentar n£o segure a m£o da pessoa por muito tempo (familiaridade) e procure n£o tomar a iniciativa, porm corresponda com rapidez, aperte a m£o com firmeza e durante pouco tempo. Mantenha a postura ao sentar-se, n£o recostando-se na cadeira com demasiada descontra£o e procure n£o se remexer excessivamente. N£o coloque objetos pessoais sobre a mesa do entrevistador, como por exemplo: (bolsas, malas, mochilas, culos, carteiras, chaves e capacetes).

Iniciativa: N£o sente antes de ser convidado, se o convite demorar pergunte se pode sentar para mostrar iniciativa. Procure ser voluntrio nas entrevistas em grupo ou quando for solicitado algum auxlio ou idia.

Comunica£o: A entrevista um dilogo. T£o importante quanto expor suas qualidades saber o que o entrevistador tem a dizer. Fale com clareza, evite responder somente com sim e n£o e procure n£o falar demasiadamente. Chame sempre o entrevistador pelo nome, isso causar uma boa impress£o e n£o use grias. N£o invente respostas quando n£o sabe o que dizer, seja sincero.

Calma: Procure manter a calma, pois o nervosismo aliado ansiedade de estar concorrendo a uma vaga confunde os pensamentos e torna o raciocnio tortuoso, refletindo em gestos exagerados e falas sem sentido. Esteja preparado para todo o tipo de situa£o e de perguntas, procurando sempre ser discreto.

Autoconfiana: Acredite na sua capacidade. Fale principalmente sobre o que voc pode fazer pela empresa e menos sobre o que a empresa pode lhe proporcionar. Contudo, evite excessos, pois poder passar uma imagem de arrogncia. Cuide com a falta de autoconfiana e tambm com a impetuosidade super confiante.

Celular desligado: Procure desligar o celular, mas se esquecer e tocar durante a entrevista desligue imediatamente e pea desculpas.

Ser original: N£o queira ser na entrevista o que voc n£o de fato, seja autntico e deixe claro como seu modo de ser, suas crenas e idias, n£o se deixando levar por outros candidatos ou pela opini£o do entrevistador. Seja voc mesmo.

Ser educado e simptico: Sorria constantemente e tenha atitudes cordiais. N£o esquea que voc pode estar sendo avaliado desde o momento em que pisa na empresa, portanto procure tratar bem todas as pessoas. Lembre-se que a sua imagem o mais importante!

tica: Nunca fale mal do seu ex-chefe ou empresa em que trabalhou. Mantenha sua tica, reservando-se ao fato de ter decidido deixar seu antigo emprego por outros motivos.

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