Síndrome do intestino irritável não tem cura, mas sintomas podem ser amenizados com medidas simples. Veja o que não comer para evitar e amenizar as crises
Também conhecida como síndrome do cólon irritável, a síndrome do intestino irritável é uma condição caracterizada por crises de diarreia, desconforto e dores abdominais e prisão de ventre. Esta síndrome não tem cura, mas algumas medidas simples podem tanto evitar quanto amenizar as crises.
A síndrome do intestino irritável não está relacionada a nenhum tipo de doença intestinal. Ela é considerada benigna e não possui risco para evolução de câncer ou qualquer lesão na região. A condição é caracterizada quando os sintomas permanecem por pelo menos 12 semanas, consecutivas ou não.
Durante a síndrome do intestino irritável o paciente pode experimentar os seguintes sintomas:
- Desconforto abdominal;
- Dor;
- Cólicas;
- Alternância entre períodos de diarreia e prisão de ventre;
- Flatulência exagerada; e
- Sensação de esvaziamento incompleto do intestino.
Esta condição pode ser causada pela movimentação anormal do intestino delgado durante o jejum; por altas contrações após ingestão de comidas gordurosas ou estresse do órgão; devido à hipersensibilidade da parede intestinal; alto nível de neurotransmissores como a serotonina no sangue e no intestino grosso; devido a infecções e processos inflamatórios; e a depressão e ansiedade.
Saiba o que não comer para evitar crises da síndrome do intestino irritável
Para lidar com a síndrome do intestino irritável é importante estar atento aos alimentos que são ingeridos, acompanhando possíveis manifestações da síndrome após o consumo de cada alimento. Uma dieta com pouca gordura e rica em fibras ajuda a amenizar as diarreias e desconfortos na região abdominal. Também deve-se evitar o consumo de sorbitol, álcool e cigarro.
Os alimentos que devem ser evitados por quem possui a síndrome do intestino irritável são:
- Café e outros produtos com cafeína;
- Comidas gordurosas;
- Açúcar;
- Pães e biscoitos;
- Vegetais que aumentam a produção de gases como feijão, repolho, cebola, brócolis, batata doce e couve-flor, entre outros;
- Leite e derivados;
- Alimentos picantes; e
- Com conservantes.
Para saber se você sofre da síndrome do intestino irritável é necessário realizar uma colonoscopia, exame intestinal, já que esta condição pode ser confundida com doenças mais graves. O diagnóstico será baseado nos sintomas apresentados e no descarte de outros sinais relevantes.