Festas típicas no município estão planejadas até a primeira semana de julho
Com a chegada de junho as quermesses são apreciadas pelos moradores da região. Doces típicos e comidas tradicionais da festa popular do período viram atração para as famílias.
Um exemplo é a festa da Paróquia São João Batista, no Rudge Ramos, uma das mais tradicionais de São Bernardo, que existe há 87 anos e atrai famílias para degustar as comidas típicas. “São cerca de 7 mil pessoas por final de semana. A expectativa de público para este ano é de 9 mil pessoas”, disse o organizador da quermesse, Gian Carlos Montibeller.
Montibeller contou que houve uma mudança no perfil do público. Antes, era de maioria jovem. Atualmente, é um ambiente mais familiar. Neste ano aproximadamente 28 barracas. “As mais visitadas são as de lanches”, disse.
Além da festa no Rudge Ramos, o arraial da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no Centro da cidade, conta com cerca de 10 barracas.
A coordenadora da equipe de quermesse, Andreia Borges, explicou que neste ano a novidade ficará por conta dos churros e do algodão doce.
Outro local que recebe a comemoração típica é o Ginásio Poliesportivo. A festa patrocinada pela Paróquia Santíssima Virgem, há mais de 14 anos no lugar, recebe em média de 6 mil a 8 mil pessoas por final de semana.
A integrante da barraca da fogazza Carina Dalceno ressaltou que a barraca é a mais procurada porque traz uma comida diferenciada. “É receita italiana que só existe aqui e no Bixiga. Frei Sebastião, que também é italiano e está há mais de 40 anos na paróquia, trouxe a receita do bairro de São Paulo.”
Carina disse também que os sabores mais atrativos são frango, muçarela e calabresa e que em média 1,8 mil fogazzas são vendidas por noite.
A auxiliar administrativa Bárbara Rizzo Teodoro, 19, que pela primeira vez foi à quermesse da Paróquia Santíssima Virgem, contou que gastou aproximadamente R$ 50 na noite, mas ressaltou que ainda prefere as comidas da festa na Paróquia São João Batista. “As comidas daqui são boas, mas ainda prefiro a do Rudge. Além dos preços terem o mesmo valor, achei que lá tem mais variedade”, falou.
Já a técnica de enfermagem Rosemeire Piccolomini, 56, vai à quermesse para comer a fogazza. “É o segundo ano que venho. A impressão que tenho é que tem mais recheio e menos massa”, explicou Rosemeire, ressaltando o ambiente familiar da festa. (Colaborou Lucas Laranjeira).
Serviço
Paróquia São João Batista
Praça São João Batista, S/N -Rudge Ramos, São Bernardo
Até dia 17 de julho, aos sábados e domingos, das 18h às 23h
Paróquia Santíssima Virgem
Av. Lucas Nogueira Garcéz, S/N – Jardim do Mar, São Bernardo
Até dia 3 de julho, aos sábados e domingos, das 17h30 até as 23h
Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
Praça Lauro Gomes, S/N – Centro, São Bernardo
Até dia 3 de julho, aos sábados e domingos, das 18h às 23h
*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo