Para o Dia dos Pais, o Procon de Diadema organizou uma ação preventiva nesta quinta-feira (6) no comércio do bairro Piraporinha, para alertar os lojistas e comerciantes do local sobre irregularidades comuns nas lojas que são passíveis de multa.
Foram cerca de 15 lojas visitadas, entre elas, lojas de roupas, alimentos e óticas, e a maioria das falhas diziam respeito a falta de informação no balcão da loja (como placa de “não aceitamos cheque”) e falta de preços nas mercadorias expostas. Também foi comum não encontrar o Código de Defesa do Consumidor a vista do cliente e o telefone do Procon de Diadema em evidência.
Para Reinaldo Miranda, dono de uma das óticas visitadas, esse tipo de atividade é bem produtiva. “Isso é ótimo. Com a orientação certa, a gente trabalha e atende melhor”.
Durante toda ação, os agentes do Procon tiraram dúvidas dos comerciantes e apontaram os erros que estavam sendo cometidos. Como o exercício foi apenas preventivo, não foram aplicadas multas ou autuações.
“Infelizmente, muitos comerciantes ainda não conhecem o Código de Defesa do Consumidor e nosso objetivo não é aplicar multas, mas orientar para que os fornecedores e consumidores da cidade sejam respeitados em seus direitos”, afirma André Ruiz, diretor de Assistência Judiciária e Procon.
O Procon de Diadema fica na Avenida Sete de Setembro, 400 e o atendimento é de segunda-feira a sexta-feira com horário agendado pelo número 4053-7204. As senhas são distribuídas às 08h30 para atendimento no período da manhã e às 12h para o atendido à tarde.