Licitação está em andamento com previsão de abertura dos envelopes com as propostas para sexta-feira (17/10)
Em breve Santo André iniciará as obras da nova ETA (Estação de Tratamento de Água) do município. O investimento de R$ 80 milhões foi obtido por meio de financiamento junto ao Governo Federal e o contrato entre a Prefeitura de Santo André e a Caixa Econômica Federal foi assinado hoje (14/10). O contrato foi assinado pela prefeita em exercício, Oswana Famelli, e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal para o ABC, Everaldo Coelho da Silva.
A cerimônia contou com a presença do Superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Sebastião Ney Vaz Jr., do Ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi e dos representantes da Caixa, Gilnei Peroni, gerente regional de Governos para o ABC, e Rafael Fernandes Rosa, gerente de filial de Desenvolvimento de Governos do ABC.
A licitação para realização das obras de construção da nova ETA está em andamento e abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas será feita na próxima sexta-feira (17/10), na sede da autarquia.
Aumento na produção de água – A nova ETA de Santo André será construída no bairro Recreio da Borda do Campo, na região da represa Billings. Com ela, a cidade aumentará sua produção própria de água dos atuais 6% para 25% da demanda, diminuindo em cerca de 22% o montante pago à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para a compra de água.
Juntas, a nova estação e a ETA Guarará, já em operação pelo Semasa, produzirão 500 l/s de água. De cada quatro moradores, um vai consumir água captada, tratada e distribuída pela própria cidade.
O Semasa já possui a outorga junto ao DAEE (Departamento de Águas e Energia de São Paulo) para a captação do volume final. O novo equipamento integrará a rede de abastecimento da cidade, permitindo menor dependência junto ao órgão estadual na compra de água. Quando estiver funcionando, a nova ETA produzirá 350 l/s. A população estimada que será beneficiada diretamente pelo empreendimento é de 150.000 pessoas dos bairros Parque Miami, Jardim Irene, Jardim Santo André, Vila Suiça, Vila Luzita, Jardim do Estádio, entre outros.
Além da estação, o projeto contempla também a construção e implantação de 6.388 m de adutora de água bruta, 8.295 m de adutora de água tratada e um reservatório com capacidade de armazenamento de 2.000 m³.
Nível do Sistema Rio Grande – Importante lembrar que hoje (14/10/14) o Sistema Rio Grande (represa Billings) está com 73,7% de sua capacidade de armazenamento, tendo em vista que a água da represa vem sendo utilizada pela Sabesp para abastecer parte de São Paulo, antes atendidos pelo Sistema Cantareira.
O vídeo com a maquete eletrônica da nova ETA está disponível no canal do Semasa no Youtube. O link para acesso direto à animação é https://www.youtube.com/watch?v=HM_1togZAUU