Uma criança de 5 anos morreu de meningite na madrugada de quinta-feira (23) no Hospital Municipal Cidade Tiradentes Carmen Prudente, na Zona Leste de São Paulo.
A criança, já diagnosticada com meningite, teria sido colocada no mesmo quarto que um bebê de 2 meses e outras nove crianças, segundo informações apuradas pela TV Globo. De acordo com um familiar de uma das crianças internadas, enfermeiros do hospital foram questionados sobre o risco de contágio e responderam que não havia risco de contaminação.
A Secretaria Municipal da Saúde confirmou que a criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento do Hospital (UPA) na quarta-feira (22), por volta de 19h, com quadro suspeito de meningite meningocócica.
Também de acordo com a secretaria, a criança recebeu medicação e foi transferida para o Hospital Municipal (HM) Carmen Prudente – Cidade Tiradentes, onde ocorreu o óbito.
A pasta afirma que foram utilizados equipamentos de proteção individual (EPIs): “A SMS destaca que a equipe médica da UPA e do HM Cidade Tiradentes seguiram todos os protocolos recomendados, utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) durante todo o atendimento. Não havendo, até o momento, qualquer outro caso relacionado”.
Também segundo a secretaria, os leitos de emergência da unidade hospitalar são separados por cortinas, desta forma, os outros pacientes não teriam sido expostos ao risco de contaminação e não necessitaram da aplicação de profilaxia.
Neste ano, de janeiro a maio, foram registrados 312 casos de meningite bacteriana na capital paulista entre todas as faixas etárias. Destes, 56 casos evoluíram para o tipo mais grave da doença, a meningite meningocócia, que causou 12 mortes na cidade.
No mesmo período de 2022 e 2021, foram registrados 174 e 71 casos, respectivamente. Em relação aos óbitos, foram registrados 19 e 8, respectivamente.
O que é menigite?
A meningite é um processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), sendo a viral considerada de menor gravidade, em comparação com a meningite bacteriana, que tem uma letalidade maior e mais chances de complicações.
Para a meningite bacteriana, há vacina gratuita disponível no calendário previsto pelo Ministério da Saúde em todo o país. O modo de transmissão da doença meningocócica se dá pelo contato direto entre pessoas, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Fonte : G1