Levantamento do PADEF indica que foram oferecidas cerca de 40 mil vagas neste ano
São Paulo, 09 de dezembro de 2014 – De cada 3 candidatos com deficiência a uma vaga de trabalho, um é admitido. Esses são os dados do último levantamento realizado pelo PADEF – Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência – do governo do Estado de São Paulo. De janeiro a novembro deste ano, 3.367 candidatos com deficiência foram inscritos no programa e 1.063 foram contratados.
No total, até novembro de 2014, 39.782 oportunidades de emprego foram oferecidas contra 23.044 em 2013.
A taxa de admitidos representa aumento de 16% na comparação com o total de 2013 quando foram contratadas 913 pessoas com deficiência.
Segundo Tadeu Morais, titular da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), o objetivo do PADEF é aumentar esse percentual. “Temos muito a comemorar, mas, ao mesmo tempo, sabemos que a cultura dos empresários e da própria pessoa com deficiência precisa dar um passo adiante para que esse número cresça”, afirma Morais.
Marinalva Cruz, supervisora do PADEF, afirma que o trabalho do programa na conscientização do empresariado e da pessoa com deficiência é fundamental e vem surtindo efeito. “Viajamos o estado todo em busca de um só objetivo, do entendimento que a pessoa com deficiência precisa de um trabalho, precisa ser valorizada por suas competências como qualquer outro profissional sem deficiência”, concluiu.
Vagas exclusivas
Nesta semana, o PADEF oferece 528 vagas exclusivas para pessoas com deficiência em todo o Estado. A maioria das oportunidades estão na região metropolitana de São Paulo, mas existem ofertas até para Natal e Rio de Janeiro. O salário varia do mínimo à R$ 2.070 mensais. Quase todas as oportunidades não exigem experiência.
Para ter acesso às vagas, basta acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF, PIS, carteira de trabalho, laudo médico com o Código Internacional de Doenças (CID) e Audiometria (no caso de deficiência auditiva). Quem não tiver o laudo será orientado no próprio PAT sobre como proceder para conseguir a documentação exigida.
O cadastramento do empregador também pode ser feito através do site do Emprega São Paulo ou PAT . São exigidas a apresentação de CNPJ, razão social, endereço e o nome do solicitante.
Mais sobre o PADEF
Criado em 1995, o PADEF atua na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Essa inserção acontece através de palestras, eventos, cursos de qualificação profissional e orientação que visam ampliar e garantir a inclusão.