Curso oferece a mães e pais dicas e cuidados necessários com o bebê em seus primeiros dias de vida
O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” realizou na última sexta-feira (29), o primeiro Curso de Gestante do Ano. Realizado bimestralmente, o curso trouxe novidades a partir desse ano, oferecendo aos pais acompanhantes das mães o ‘Certificado de Paternidade Responsável’.
A ação visa não só estimular e ressaltar a importância do pai em todo o processo de gestação do bebê, mas também ajudar a aumentar a quantidade de dias da licença-paternidade que hoje é de cinco dias.
Com o certificado, os pais que trabalharem em empresas participantes do Programa Empresa Cidadã, poderão ampliar a sua licença para mais quinze dias, além dos cinco já garantidos. Essa possibilidade existe desde 2017, de acordo com a Lei n° 13.257 que foi sancionada em 2016.
Pela nova lei, o funcionário deve solicitar no prazo de dois dias úteis após o parto a ampliação da licença-paternidade, mas deve comprovar a participação em um programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável.
Para a enfermeira Flavia Frassato, a ação é muito importante, pois, estimula a presença do pai que é primordial. “É de extrema importância à presença do pai no pré-parto, parto e pós-parto. São nesses primeiros momentos após o nascimento do bebê que se criam os vínculos mais importantes”, explica.
A iniciativa do Hospital da Mulher visa reiterar a importância da presença do pai no processo de formação da criança, em cada trimestre da gestação, na participação das consultas e pré-natal, bem como nos cuidados com o bebê e planejamento do futuro. Durante o curso de gestante, os pais e futuras mamães têm, ainda, a oportunidade de conhecer as dependências do hospital como, por exemplo: o Centro de Parto, Pré-Parto e a Maternidade.
Além do certificado, a Cartilha da Gestante também foi repaginada visando melhorar o conteúdo e trazer mais informações e novidades para as gestantes.