GCM de São Caetano se une às polícias para grande operação de combate ao crime na cidade

ARTICLE TOP AD

A Prefeitura de São Caetano do Sul colocou em prática, mais uma vez, a sua disposição em enfrentar e coibir a violência através de ações conjuntas com as polícias Militar e Civil. Na noite de sexta-feira (28/3), foi deflagrada uma grande operação, que reuniu 100 integrantes das forças policiais e da Guarda Civil Municipal (GCM), reforçando o patrulhamento especialmente nas divisas do município, fiscalizando estabelecimentos comerciais e conferindo proteção aos moradores.

A iniciativa ocorreu um dia depois de o prefeito Paulo Pinheiro se reunir com o alto escalão da Segurança do município e do Estado para traçar novas estratégias de combate ao crime. Na ocasião, o chefe do Executivo declarou que não irá tolerar atos de violência na cidade.

A operação foi coordenada pelo comandante da Polícia Militar em São Caetano, capitão Robinson Castropil, pelo delegado titular da cidade, Ettore Capalbo Sobrinho, e pelo secretário municipal de Segurança, Marco Antonio Alvares Barreiras.

O efetivo abordou 140 pessoas, vistoriou 74 veículos (30 carros e 44 motos) e fiscalizou quatro bares na data. Foram aplicadas dez multas, lavrados dois termos circunstanciados (um por desacato e outro por posse de entorpecentes) e um ato infracional por dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o aumento da presença das forças polícias e da GCM nas ruas inibiu atos de violência.

O sucesso da operação a tornará periódica. “O número de ocorrências caiu sensivelmente. Por isso, vamos dar continuidade a ações deste tipo”, antecipa Barreiras. “Com a união de esforços atingimos resultados mais satisfatórios na proteção da comunidade”, conclui o secretário.

Já Castropil destaca que a operação estava programada desde a semana anterior. “É o resultado de um esforço tremendo das forças policiais, que têm trabalhado no limite para combater o crime na cidade e dar segurança à população.”

Empenho – A Prefeitura tem cada vez mais buscado ações conjuntas com as polícias Militar e Civil visando a manutenção da ordem e da paz no município. Desde o início de 2013, as autoridades se encontram semanalmente para discutir estratégias e traçar o planejamento do combate à criminalidade. São as chamadas Reuniões de Análises Críticas (RACs).

A sintonia com a Polícia Militar e a Polícia Civil foi um dos tópicos inseridos no plano de governo do prefeito Paulo Pinheiro. O documento versa que a administração municipal aperfeiçoará e proporcionará o fomento necessário para prevenção de práticas delituosas e a repressão a estes atos em total parceria com as corporações.

ARTICLE BOTTOM AD