Os funcionários da Fundação do ABC, que prestam serviços nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Centro Hospitalar de São André (CHM), estão sem saber quando vão receber o 13º salário. A primeira parcela do beneficio estava prevista para cair na conta dos trabalhadores no dia 20 de novembro, no entanto, os repasses não foram efetuados.
A secretária de Saúde de Santo André, Ana Paula Peña Dias, afirmou que o Executivo está com dificuldades financeiras para arcar com os pagamentos. Em reunião realizada com o Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv), Ana Paula chegou a propor a quitação da primeira parcela no dia 29 de dezembro, mas os trabalhadores alegam que a data foge muito das expectativas de fim de ano. O projeto estabelecia ainda o pagamento da segunda parcela no dia 31 de janeiro do ano que vem.
A enfermeira Claudia Mendes, 34 anos, conta que essa é a segunda vez que a Prefeitura e a Fundação atrasam os pagamentos de fim de ano. “Estou desiludida com o prefeito. A gente trabalha o ano inteiro, negocia dívidas contanto com o pagamento e eles não pagam. Isso não faz sentido”, disse.
A agente comunitária Patrícia Alves ressaltou que os equipamentos públicos do munícipio devem ter, daqui para a frente, funcionários desanimados – trabalhando na ponta do serviço. “Não há clima para o fim de ano. Contas negativas, unidade cheia de pessoas para atendimento e nada do nosso pagamento. Os funcionários que já foram demitidos pela fundação, ao longo do ano, até hoje não receberam seus diretos trabalhistas”, disse.
Nesta quarta-feira (6), haverá uma nova assembleia para discutir quando serão realizados os pagamentos do 13º aos trabalhadores da Saúde. O encontro está marcado para as 19h, no sindicato, localizado na Avenida Pereira Barreto, no Bairro Paraíso, em Santo André. A entidade pede para que todos os trabalhadores da Saúde do município participem da assembleia.