Fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP) atinge a marca histórica de 6 milhões de carros produzidos
Total acumulado em 84 anos é o maior dentre as cinco fábricas da filial brasileira da montadora
A General Motors do Brasil celebra neste mês de agosto os 84 anos da fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista, primeira unidade da montadora no País. Coincidentemente, a unidade acaba de atingir a marca histórica de 6 milhões de carros produzidos, maior volume já montado por uma das cinco fábricas da filial brasileira.
O total foi anunciado nesta quinta-feira (21), após um sedã Chevrolet Cobalt sair da linha de produção. Matriz da empresa, a unidade acomoda a sede administrativa e produz o médio Cruze (nas versões hatch e sedã), a minivan Spin, a picape compacta Montana e o sedã “meio-médio” Cobalt.
Fábrica de sucessos
Na longeva história da GM no Brasil, a unidade de São Caetano do Sul sempre teve papel fundamental, desde quando começou a montar as primeiras unidades, em 1930, ainda com estrutura modesta. O primeiro automóvel 100% fabricado na unidade foi o sedã Chevrolet Opala com quatro portas, em 1968.
Desde então, vários modelos foram produzidos por lá, dentre eles alguns de grande sucesso, como o Monza, o Vectra e o luxuoso Omega. Ao longo dos 84 anos de atividades, a fábrica do ABC paulista também recebeu grandes investimentos para a modernização de sua linha de montagem, tornando-se uma das mais importantes do País.
Confira alguns fatos históricos da unidade da GM em São Caetano do Sul (SP):
> Em 1934, saía da fábrica o primeiro ônibus com carroceria de madeira fabricado no Brasil.
> Durante o período da Segunda Guerra Mundial, a GM produz veículos e material bélico, tendo sido produzidos mais de 2.000 veículos a gasogênio para uso civil, num esforço com as forças militares. Os ônibus tornaram-se, nos anos do pós-guerra, uma das demandas prioritárias do país como transporte de massa.
> Em 1948, a GM produz o primeiro deles com carroceria inteiramente metálica. Nesta época, o país possuía uma frota de 500 mil veículos — média de um para cada 100 pessoas.
> Em 1956, a companhia inicia o programa pioneiro de nacionalização de caminhões.
> Em novembro de 1968, é lançado o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas. Para montá-lo, a fábrica posou por uma ampliação.
> Em 1982, o complexo inicia a confecção do Monza, que poucos anos depois se tornaria o modelo mais vendido do Brasil, feito não alcançado por nenhum outro carro de sua categoria até os dias atuais.
> Em abril de 1992, o Opala sai de linha, após 23 anos ininterruptos de produção, com a marca de quase 1.000.000 de unidades produzidas, dando lugar ao Omega. No mesmo ano, a fábrica coloca em funcionamento a sua estação de tratamento de efluentes industriais oleosos.
> Em setembro 1998 o Kadett deixa de ser fabricado para o início da produção do Astra, que seguiu em linha até 2011, assim como o Vectra.
> De 2010 a 2011, a unidade passou por uma grande reformulação e iniciou a fabricação da Nova Montana, do Cobalt e do Cruze sedã. Em 2012, Spin e Cruze hatch chegaram para completar a nova linha produtos da fábrica.
> Em 2014, o complexo atinge 6 milhões de carros produzidos, um recorde histórico para a GM no Brasil.