O trânsito, o estresse e o tempo gasto no deslocamento de casa para o trabalho fazem com que diversas pessoas questionem o uso do carro no dia a dia. Entretanto, muitas delas ficam desencorajadas a optar pelo transporte público devido às suas condições, preferindo evitar os trens lotados nos horários de pico ou a longa espera por ônibus. Ainda assim, é possível viver sem carro em uma grande cidade?
A proposta não é assim tão mirabolante e já está sendo colocada em prática em diversas capitais do mundo, com destaque principalmente para as cidades europeias, como Amsterdã, onde as pessoas usam a bicicleta como alternativa aos transportes coletivos. As diferenças de infraestrutura, entretanto, são bem grandes quando comparadas às das capitais brasileiras.
Economia
Muitas vezes, colocando tudo na ponta do lápis, a economia com os custos do carro acaba sendo maior do que com as passagens dos transportes públicos. É o caso de quem não usa o carro com tanta frequência ou faz deslocamentos menores. Porém, devem estar incluídos na conta tanto o valor gasto em gasolina e manutenção do veículo quanto a mensalidade dos estacionamentos, para quem usa o carro todos os dias para trabalhar, por exemplo.
Planejamento
O planejamento é a principal solução para diminuir o uso do carro. Primeiro, é preciso que o motorista esteja consciente da sua ação, traçando uma meta, como a busca por mais qualidade de vida, menor tempo de deslocamento ou diminuição dos impactos ambientais. Vale a pena criar um plano e verificar o nível de satisfação e o valor gasto em um mês sem tirar o carro da garagem. Nada é impossível e, principalmente nos dias de rodízio, essa ideia se torna uma realidade muito mais palpável. Fazer um esquema de caronas com amigos e pessoas que moram perto pode facilitar muito esse processo. Vale a pena conferir páginas na internet, como a Como viver em São Paulo sem carro, para ter dicas e informações importantes para alcançar o seu objetivo.
Primeiros passos
Optar uma ou duas vezes por semana pelo transporte público pode ser uma boa iniciativa. Além disso, quem quer abandonar completamente o carro também pode alugar um carro no caso de uma viagem ou de algum acontecimento importante. Tudo pode ser feito pela internet por aqui, sem burocracia ou complicações. O valor compensa quando se pensa nos gastos rotineiros com gasolina, manutenção e impostos.