Até o fim deste ano, 1.5 mil agentes comunitários de Saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem da Atenção Básica de São Bernardo do Campo serão formados no curso “Caminhos do Cuidado – crack, é possível vencer”. Uma nova turma de 360 trabalhadores começará as aulas em 1º de julho. Outros 440 profissionais receberam os certificados da primeira turma do curso na última sexta-feira (6), no Teatro Lauro Gomes.
A capacitação — coordenada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e o Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição –, tem como finalidade preparar agentes comunitários, técnicos e auxiliares de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família no atendimento aos usuários de álcool e outras drogas. No curso, com carga horária de 60 horas, dividida em cinco encontros semanais, os participantes discutem as diretrizes da reforma psiquiátrica para que priorizem o vínculo com o paciente, respeitando sua singularidade e cidadania.
Na última sexta-feira, além da formatura da primeira turma do curso “Caminhos do Cuidado”, foram entregues os certificados de 400 agentes comunitários que participaram do curso de Formação Técnica, reconhecido pelo MEC e realizado em parceria com o Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS (Cefor).
O objetivo do curso foi o de qualificar os agentes no atendimento à população e na articulação com as equipes multiprofissionais, buscando reforçar as ações preventivas e assistenciais com ênfase no cuidado humanizado. A formação teve carga horária de 400 horas, com duração de seis meses, entre outubro de 2013 e abril de 2014.
A secretária de Saúde de São Bernardo enalteceu o esforço pessoal dos trabalhadores em conciliar suas tarefas com os estudos. “O aprendizado nos revigora profissionalmente, e os investimentos que o atual governo municipal faz na educação continuada refletirão em uma saúde com mais qualidade para a população.”