São Bernardo tem diversos parques e áreas verdes. Essas áreas são cada vez mais utilizadas pelos moradores que buscam lazer e qualidade de vida. Além de caminhada, corrida, futebol, ginástica, também são oferecidas atividades de Tai Chi Chuan.
Há seis anos a professora Ivana Brandão resolveu formar um grupo dessa prática oriental no Parque Salvador Arena, no Rudge Ramos. A aceitação tem sido muito boa: de três alunas iniciais, que até hoje frequentam as aulas, hoje cada atividade chega a contar, em média, com 30 praticantes. As idades são as mais variadas, com grande prevalência de mulheres. “Temos um aluno novo, o senhor Andrea, que chegou ao grupo para tirar o rótulo de Clube da Luluzinha de minhas aulas”, disse Ivana. Confira o vídeo
A prática oriental é adotada pelo mundo todo e, na maioria das vezes, realizada em parques abertos. Segundo Ivana, a atividade só tem benefícios: cria bem estar para a mente e corpo e auxilia na evolução pessoal. “É muito bom ver os alunos evoluindo, participando, e também levando a técnica adiante”, disse.
Fazem parte das aulas alongamento, Lian Gong (técnica chinesa para fortalecer as articulações), exercícios de consciência corporal, treinamento de equilíbrio, respiração e postura. As técnicas fortalecem a musculatura, a concentração e a memória.
O Parque Salvador Arena oferece ao grupo de Tai Chi toda a infraestrutura necessária para a prática da atividade. “Aqui temos banheiros, bebedouros, um local limpo, segurança e ainda o contato com a natureza, o verde, o que é muito bom para os praticantes”, explica a professora.
O Parque Salvador Arena recebe cerca de 1,5 mil pessoas diariamente, número que sobe para 5 mil no fins de semana.
Quem quiser participar das aulas pode ligar para o telefone 4368-0961.
Serviço
Parque Salvador Arena
Avenida Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos. Tel.: 4368-1246.
Aulas de Tai Chi Chuan: terças e quintas-feiras, das 8h30 às 9h30