Após anos de restrições, China abre seu mercado de carros usados

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Vendedores esperam vender 20 milhes de automveis de segunda m£o at 2020 no maior pas do mundo

A imensa aposta da China em veculos movidos por novas energias tem chamado a aten£o do mundo, mas um fenmeno mais obscuro tambm est ocorrendo no maior pas do mundo — e que pode ter consequncias contrrias ao ambiente em curto prazo: os chineses agora compram carros usados em vrios tipos de leil£o.

Um ritual familiar em muitos pases, comprar automveis de segunda m£o era at pouco tempo uma prtica incomum na China. Em muitos mercados, vendas de carros usados chegam a ultrapassar as de novos em grandes margens — s vezes duas vezes mais.

Cerca de 39 milhes de veculos seminovos foram vendidos nos EUA no ano passado, comparado com os 17 milhes de 0 kms, por exemplo. Na China, o contrrio sempre prevaleceu: 29 milhes de automveis novos foram vendidos em 2017 no pas asitico contra 12 milhes de usados.

Isso acontece graas a algumas particularidades do mercado automotivo chins: at os anos 2000, a m qualidade de fabrica£o limitava a vida til dos carros feitos pelas companhias nacionais, enquanto compradores mais atentos a veculos usados tinham poucas chances de saber a propriedade anterior de um carro ou seu histrico de acidentes. A indstria tambm eram muito fragmentada e tinha uma reputa£o ruim.

Os governos locais pioraram a situa£o para o mercado de usados: muitos proibiram a venda deles entre provncias como uma forma de manter os fabricantes e vendedores. O governo central, por sua vez, tambm fechou vrios caminhos para o comrcio de automveis de segunda m£o enquanto dava as m£os para as empresas automotivas nacionais.

No entanto, esse processo est mudando: muitos carros chineses agora cumprem ou at excedem os padres internacionais de qualidade e, portanto, s£o duradouros. O governo comeou a diminuir as restries em vendas de seminovos entre as provncias, enquanto consumidores est£o abrindo m£o de suas barreiras e reconhecendo que seus veculos j utilizados tm valor.

Desde o comeo dos anos 2010, de fato, as vendas de carros usados cresceram muito mais rapidamente do que as de novos. Em 2017, o setor de seminovos cresceu 19,3%, enquanto as lojas de o kms tiveram uma expans£o de apenas 3,2%.

Os analistas prevem que o comrcio de usados pode chegar a 20 milhes de unidades at 2020, o que ainda est longe da taxa de “dois para um” que prevalece nos Estados Unidos. Em outras palavras, a China est pronta para se tornar o maior mercado de carros usados do mundo.

As fabricantes do exterior certamente souberam desses dados: a General Motors, por exemplo, implementou certificados em programas de carros usados, enquanto servios para esse tipo de veculo passaram a proliferar pela Internet.

No ltimo ano, a China comprou 1,3 milh£o de carros usados por meio de plataformas online, geralmente leiles, que oferecem vantagens em compara£o aos preos praticados no pas, as opes de pagamento, as inspees de veculos e ao menos algum nvel de transparncia sobre o histrico do veculo.

O Jap£o um dos maiores beneficiados com isso, j que seu mercado de carros usados o mais valorizado do planeta. Cerca de 240 mil carros usados foram exportados do pas para as naes do continente africano no ano passado, segundo o Ministrio da Fazenda japons.

mais do que dobro das vendas de uma dcada atrs, o que torna a frica uma presena global de 20% no negcio. Como os dados n£o levam em conta veculos que custam menos de 200 mil ienes (R$ 6,3 mil), o nmero de vendas deve ser ainda maior.

Os negcios de carros usados japoneses tambm comearam a crescer em pases do Oriente Mdio e, recentemente, Dubai recebeu a primeira sede de uma negociadora de veculos do Jap£o. Os preos dos veculos v£o variar de US$ 1 mil (R$ 3,5 mil) a US$ 80 mil (R$ 264 mil).

Os investidores, de qualquer forma, est£o excitados: eles colocaram mais de US$ 2,5 bilhes (R$ 9,6 bilhes) no setor no ano passado. Em junho, as plataformas online cresceram cerca de US$ 225 milhes (R$ 870 milhes), como o caso da Uxin, que anunciou que espera chegar a US$ 500 milhes (R$ 1,9 bilh£o) em uma oferta pblica inicial ainda no horizonte.

O processo bom para o meio-ambiente — uma discuss£o que ganhou fora na China nos ltimos anos: a fabrica£o representa at 35% das emisses de carbono ao longo da vida til de um carro, o que significa que cada comprador que decide comprar um usado ao invs de um novo est ajudando a baixar as taxas de gases despejados na atmosfera.

“Em um curto prazo, ao menos, um grande negcio: apesar da China encorajar os consumidores a migrarem para o eltrico, a demanda por gasolina n£o vai desaparecer t£o breve”, disse o consultor econmico Adam Minter em sua coluna no jornal The Wall Street Journal.

“Ao menos nos prximos 20 anos, vai existir mais motores de combust£o interna nas estradas do que veculos movidos por energias novas. Uma pujante indstria de carros usados de longe a maneira mais eficiente de reduzir o impacto ambiental”, completou.

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