Programação será realizada em seis cidades e inclui caminhadas, palestras e exames gratuitos
Outubro simboliza a luta de muitas mulheres, porque é nesse mês que muitas cidades brasileiras recebem o tom de rosa para conscientizar sobre a luta contra o câncer de mama. Trata-se de uma campanha internacional simbolizada pela iluminação diferenciada em monumentos e prédios, além de uma série de atividades de prevenção à doença. No ABC, seis cidades terão programação.
O Hospital de Clínicas Municipal (HC), o Hospital Municipal Universitário (HMU), o Hospital Anchieta e a UBS Baeta Neves, de São Bernardo, já receberam iluminação cor-de-rosa. No dia 11, haverá uma concentração na Rua Marechal Deodoro, na Praça da Matriz. A passeata que irá até a Praça Samuel Sabatini é organizada pela prefeitura e pela ONG Recomeçar é Possível, grupo de apoio a mulheres mastectomizadas. No dia 18, as unidades básicas de saúde irão oferecer mamografias e coletas de Papanicolau. O Mercado Municipal Hélio Masini, no Rudge Ramos, também irá fazer uma campanha de conscientização.
A Associação Viva Melhor de Santo André, que auxilia mulheres mastectomizadas, participará dessa programação. As voluntárias irão promover palestras em UBSs da cidade, no Centro Franciscano Cidade dos Meninos e no laboratório Tecnolab em São Bernardo. As voluntárias participam do evento há quatro anos. Conheça a relação da ONG Viva Melhor com o Outubro Rosa na reportagem abaixo.
A programação de Diadema é feita pela ONG Se Toque Melhor e pela Santa Casa de Diadema em parceria com a Prefeitura de Diadema e o Shopping Praça da Moça. A cidade também recebe a exposição de fotos “De Peito Aberto”. As fotos já estão expostas no piso Araucária do shopping Praça da Moça e ficarão à disposição do público até o dia 20 de outubro. A jornalista Vera Golik também fará uma palestra no shopping, no dia 18, às 16h. Os moradores também terão orientações sobre saúde, avaliação odontológica e a presença das participantes do Programa Mulheres em Movimento, da Secretaria de Esporte e Lazer no dia 18, na Praça Lauro Michels, das 9h às 13h.
Em Mauá, o ciclo de atividades é desenvolvido em ação conjunta com a Refema (Rede Voluntária Feminina de Combate ao Câncer de Mauá). Na cidade haverá caminhada e palestras. Agentes comunitários de saúde também buscarão mulheres a partir de 35 anos para realização de mamografia bianual, com marcação imediata. Em Ribeirão Pires, as atividades serão concentradas nas UBSs. Mulheres que tiverem a necessidade de fazer mamografia serão transferidas para centros de referência do Estado, como Hospital Mário Covas, AME Barradas e AME Santo André.
A ginecologista e mastologista Regina Maura Zetone acredita que o Outubro Rosa acredita que a população deve ser estimulada para buscar o diagnóstico de forma precoce. “É importante para que não só as mulheres, mas também seus parceiros, as alertem que elas devem fazer os exames anualmente”, disse. A médica também alerta sobre a importância do autoexame. Confira na reportagem: