ABC realiza atividades para Outubro Rosa

ARTICLE TOP AD

Programação será realizada em seis cidades e inclui caminhadas, palestras e exames gratuitos               

Outubro simboliza a luta de muitas mulheres, porque é nesse mês que muitas cidades brasileiras recebem o tom de rosa para conscientizar sobre a luta contra o câncer de mama. Trata-se de uma campanha internacional simbolizada pela iluminação diferenciada em monumentos e prédios, além de uma série de atividades de prevenção à doença. No ABC, seis cidades terão programação.

O Hospital de Clínicas Municipal (HC), o Hospital Municipal Universitário (HMU), o Hospital Anchieta e a UBS Baeta Neves, de São Bernardo, já receberam iluminação cor-de-rosa. No dia 11, haverá uma concentração na Rua Marechal Deodoro, na Praça da Matriz. A passeata que irá até a Praça Samuel Sabatini é organizada pela prefeitura e pela ONG Recomeçar é Possível, grupo de apoio a mulheres mastectomizadas. No dia 18, as unidades básicas de saúde irão oferecer mamografias e coletas de Papanicolau. O Mercado Municipal Hélio Masini, no Rudge Ramos, também irá fazer uma campanha de conscientização.

Os moradores de São Caetano poderão participar de uma caminhada no dia 19 organizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e apoio da prefeitura. A concentração o chamado Outubro Rosa começa a partir das 9 horas na Avenida Presidente Kennedy, na altura do Teatro Paulo Machado de Carvalho. As UBSs oferecerão palestras sobre o tema durante todo o mês.
Em Santo André, a campanha envolve palestras, oficinas, apresentações artísticas e distribuição de materiais informativos. O prédio da prefeitura iniciou a iluminação rosa na segunda-feira (6). No dia 17, a exposição de fotos “De Peito Aberto”, de Hugo Lenzi e Vera Golik, será inaugurada na Casa da Palavra. Dois dias depois, haverá uma caminhada que vai do Paço Municipal e termina no Parque Celso Daniel.

A Associação Viva Melhor de Santo André, que auxilia mulheres mastectomizadas, participará dessa programação. As voluntárias irão promover palestras em UBSs da cidade, no Centro Franciscano Cidade dos Meninos e no laboratório Tecnolab em São Bernardo. As voluntárias participam do evento há quatro anos. Conheça a relação da ONG Viva Melhor com o Outubro Rosa na reportagem abaixo.

A programação de Diadema é feita pela ONG Se Toque Melhor e pela Santa Casa de Diadema em parceria com a Prefeitura de Diadema e o Shopping Praça da Moça. A cidade também recebe a exposição de fotos “De Peito Aberto”. As fotos já estão expostas no piso Araucária do shopping Praça da Moça e ficarão à disposição do público até o dia 20 de outubro. A jornalista Vera Golik também fará uma palestra no shopping, no dia 18, às 16h. Os moradores também terão orientações sobre saúde, avaliação odontológica e a presença das participantes do Programa Mulheres em Movimento, da Secretaria de Esporte e Lazer no dia 18, na Praça Lauro Michels, das 9h às 13h.

Em Mauá, o ciclo de atividades é desenvolvido em ação conjunta com a Refema (Rede Voluntária Feminina de Combate ao Câncer de Mauá). Na cidade haverá caminhada e palestras. Agentes comunitários de saúde também buscarão mulheres a partir de 35 anos para realização de mamografia bianual, com marcação imediata. Em Ribeirão Pires, as atividades serão concentradas nas UBSs. Mulheres que tiverem a necessidade de fazer mamografia serão transferidas para centros de referência do Estado, como Hospital Mário Covas, AME Barradas e AME Santo André.

A ginecologista e mastologista Regina Maura Zetone acredita que o Outubro Rosa acredita que a população deve ser estimulada para buscar o diagnóstico de forma precoce. “É importante para que não só as mulheres, mas também seus parceiros, as alertem que elas devem fazer os exames anualmente”, disse. A médica também alerta sobre a importância do autoexame. Confira na reportagem:

ARTICLE BOTTOM AD