14º Festival de Inverno de Paranapiacaba

ARTICLE TOP AD

Festival começa no próximo sábado (19) com apresentações musicais, intervenções artísticas e circuito gastronômico, entre outras atrações

 

Passada a euforia da Copa das Copas, chega a hora do Festival de Inverno de Paranapiacaba, que na sua 14ª edição contará com uma série de apresentações musicais, intervenções artísticas, circuito gastronômico, além das atrações da histórica Vila ferroviária de Santo André, considerada Patrimônio Histórico nacional. No primeiro fim de semana o público poderá conferir, entre outros, no sábado (19) shows de Mônica Salmaso e André Mehmari e Grupo Seresteiros, no Clube União Lyra-Serrano, Rodrigo Del Arc e Simoninha, no Palco do Mercado. Já no domingo (20) o Clube ULS terá apresentações do Duofel e da Orquestra Combo Brasileira. E o palco do Mercado receberá Izzy Gordon e o Romero Lubambo Trio. A programação, gratuita, começará sempre a partir das 12h. Para os shows do Clube ULS os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada atração na bilheteria.

O músico Rodrigo Del Arc abrirá o festival no sábado (19) às 13h., no Palco do Mercado, que receberá ainda às 16h. o show de Simoninha, num tributo a Wilson Simonal. No repertório, canções como “Terezinha”, “Sá Marina”, “País Tropical” e “Nem Vem Que Não Tem”. Mais uma vez durante o festival o Clube União Lyra-Serrano abrigará a programação do SESC, que este ano lembrará o centenário de Dorival Caymmi nos repertórios. No sábado (19) estão previstas apresentações do Grupo Seresteiros, com o show “Caiu na rede é Caymmi”, às 14h30; E de Mônica Salmaso e André Mehmari, às 18h. Os ingressos para os shows do Clube ULS serão distribuídos na bilheteria do clube uma hora antes de cada apresentação. Ainda no sábado, na Rua Direita o público poderá conferir as intervenções “Toghether Acoustic”, às 14h., e a banda Os Roberto, às 17h. Já o conjunto Leandro Street Blues & Thiago Aoki, será a atração itinerante na Rua Fox às 15h. e às 18h.

No domingo (20) a diva negra do blues, jazz e bossa nova, Izzy Gordon, apresentará o show em tributo a Ben Jor às 13h. no Palco do Mercado, que receberá às 16h. o Romero Lubambo Trio, numa oportunidade única para o público do festival conferir o trabalho do músico brasileiro radicado nos EUA desde 1985, onde já fez parcerias com Stevie Wonder, Yo-Yo Ma, César Camargo Mariano e Wynton Marsalis, entre outros. Neste dia o Clube ULS terá as participações da Orquestra Combo Brasileira, que a partir das 14h30, apresentará clássicos de Dorival Caymmi em arranjos elaborados especialmente para big bands, e do Duofel, com o show do mais recente trabalho “Pulsando MPB”, que tem um bloco dedicado a Caymmi com canções como “Maracangalha!” e “Você já foi à Bahia?”, às 18h. Na Rua Direita se apresentarão a banda Imoral, às 14h., e Comitê do Soul, às 17h. Já a Rua Fox contará com as apresentações do Batuque Abayomi (itinerante), às 15h., e Cangarussu, às 18h.

OUTRAS ATRAÇÕES – Além dos melhores nomes da música popular brasileira e instrumental, o público que for a Paranapiacaba nos dias do festival será contemplado com uma série de outras atrações. Entre outras estão previstas intervenções pelas ruas da Vila do Grupo Sensus, com os Polvos Poéticos, que contarão as lendas de Paranapiacaba para o público e a Street Blues. Os novos nomes da música da região do Grande ABC também serão contemplados nas apresentações do festival.

Outra atração será a instalação Em campo – Monumento Sonoro ao Campo da Vila de Paranapiacaba, construída pelo Sesc, em exposição atualmente na unidade Santo André, que recria em maquete o campo de futebol da Vila – segundo alguns pesquisadores, trata-se do primeiro gramado com as medidas oficiais em todo o País. E o público que estiver ao redor da instalação poderá ouvir em fones de ouvido a narração de uma antiga partida fictícia de futebol.

O Roteiro “Cidade Invisível”, proporcionará aos visitantes uma imersão no universo lúdico do imaginário de Paranapiacaba. Através de caminhada pelas ruas históricas da Vila Ferroviária, os monitores contarão 12 lendas que, de geração em geração, se perpetuaram na estória através da oralidade.

Os freqüentadores poderão conferir ainda o Pólo Noivas, com exposição de fotografias, vestidos e trajes para festas, além de sarau para os noivos que estiverem no local, com o intuito de proporcionar à população a junção do clássico mundo das noivas e festas ao Festival. A iniciativa da organização Rua das Noivas do Grande ABC, que conta com mais de 30 lojistas do setor Noivas e Eventos, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, estará na Antiga Padaria, na Rua Schnoor, 405.

Já a Secretaria de Políticas para as Mulheres levará para a Vila dois serviços: O “Se liga na Parada”, campanha sócio-educativa para jovens com oficinas, rodas de conversas, distribuição de informativos e preservativos, grafite; E o programa “Gênero, Saúde e Meio Ambiente, desenvolvido em parceria com a Universidade Metodista e a Faculdade de Medicina do ABC, com campanhas de prevenção sócio-educativas de promoção da equidade de gênero, à saúde, e combate à violência contra a Mulher.

ESTRUTURA – Nos dias do festival, a Vila contará com uma estrutura especial para receber o público. Assim como na edição do ano passado, os organizadores pretendem privilegiar o patrimônio local. Para tanto, alguns dos serviços serão instalados nos imóveis. “A Vila de Paranapiacaba é um verdadeiro museu a céu aberto, por isso tiramos as barracas das ruas, para que o público possa caminhar tranquilamente e apreciar as construções e a paisagem local”, destaca o secretário de Paranapiacaba, Ricardo Di Giorgio. Ainda segundo Di Giorgio, além da sinalização do patrimônio já existente, neste ano, os imóveis contemplados com recursos para restauros do PAC Cidades Históricas também serão sinalizados.

Na hora de comer, além dos bares e restaurantes locais que contarão com pratos e bebidas típicas da estação, será montada uma praça de alimentação com barracas no espaço do Viradouro. No local funcionará uma edição especial do Festival Sabores de Rua, no qual restaurantes oferecerão pratos especiais aos freqüentadores. O público terá como opção ainda a Casa Gourmet Adria, uma verdadeira cantina italiana, que funcionará na Av. Rodrigues Alves, 470, próximo ao Mercado. O Antigo Mercado abrigará a feira de produtos de Cambuci produzidos pelos moradores da Vila. Além do mercado e do Clube ULS, haverá outro palco na Rua Direita. A estrutura contará ainda com geradores de energia, sistema de som, iluminação, sanitários químicos, segurança e saúde.

O acesso à Vila nos dias do festival é restrito. Moradores, hóspedes e pessoal que trabalha no evento têm acesso pela estrada da Parte Baixa. O estacionamento funcionará na Estrada SP-122, de onde partem ônibus que levarão o público até a Parte Alta da Vila e o retorno ao estacionamento. O serviço custará R$ 25,00. Para quem preferir ir de transporte público é possível ir de trem até a estação Rio Grande da Serra (Linha Turquesa da CPTM), de onde partirão ônibus até a Parte Alta da Vila. Outra possibilidade é pegar o ônibus da linha 040, que parte do Terminal Rodoviário de Santo André e segue até a Parte Alta da Vila.

O 14º Festival de Inverno de Paranapiacaba é uma realização da Prefeitura de Santo André em parceria com o Sesc e a Indústria Solvay Indupa, com promoção da rádio Eldorado FM. Mais informações estarão disponíveis em breve no site: https://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/festival-de-inverno.

SERVIÇO

14º Festival de Inverno de Paranapiacaba
Atrações musicais, intervenções artísticas pelas vias da Vila e outras atrações.
Data: 19, 20, 26 e 27 de julho, a partir das 12h.
Local: Diversos espaços da Parte Baixa da Vila
Grátis
Para os shows do Clube União Lyra-Serrano os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação na bilheteria do clube.
Hot-site: https://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/festival-de-inverno

 

 

 

 

ARTICLE BOTTOM AD