Use a educação financeira para comprar seu imóvel

Aprenda a planejar e poupar o suficiente para iniciar o processo da compra do apartamento

Ter o próprio canto para se sentir livre, dono de si ou para construir uma família é um dos desejos mais citados entre várias gerações. Mas como fazer deste sonho uma realidade segura para ter qualidade de vida e felicidade? O planejador financeiro, Leonardo Gazini Facchini, explica que o momento ideal para a compra do primeiro imóvel é muito particular e varia conforme a história de vida de cada pessoa, bem como sua saúde financeira. Uma recomendação do especialista é aliar a aquisição ao momento mais apropriado da carreira, à estabilidade de um emprego, ou à condição pessoal de estar formando uma família, por exemplo.

A educação financeira é fundamental para conquistar não apenas a casa própria, mas para qualquer objetivo que envolva dinheiro para realização. “Muito mais importante que o valor poupado ou as economias feitas, é o tempo. Quanto maior for o tempo que se inicia o planejamento, menor é o esforço”, comenta Leonardo.

O planejador financeiro dá dicas que facilitam a compra do imóvel e evitam que você tenha alguma surpresa desagradável no futuro. São métodos simples, veja como:

1)    Aprenda a planejar e poupar o suficiente para iniciar o processo da compra.

2)    Tenha disciplina, foco e evite gastos desnecessários.

3)    Defina quais são os seus objetivos de vida  (faça uma lista deles por ordem de prioridade).

4)    Planilhe suas despesas e depois eleja prioridades, bem como identifique cortes necessários. Lembre-se: será preciso economizar.

5)    Depois de seguir estas orientações, você pode partir para pesquisar os imóveis mais adequados para sua vida e também para o bolso.