Transporte público de São Bernardo ganha 75 novos ônibus e sai na frente com internet gratuita

A frota do sistema de transporte coletivo municipal de São Bernardo do Campo passou a contar com 75 novos ônibus, sendo 50 padron, já em circulação, e 25 articulados e com internet gratuita. Com isso, a Prefeitura de São Bernardo passa a ser a primeira da região do Grande ABC a oferecer esse serviço no transporte público. A entrega dos veículos foi feita pelo prefeito nesta terça-feira (11), em solenidade no Terminal Rodoviário João Setti, na região central da cidade.

No total, foram investidos R$ 32 milhões pela concessionária SBCTrans, de forma a atender as obrigações do contrato de concessão, que prevê a renovação da frota e modernização dos serviços operacionais. 

O chefe do Executivo destacou que a entrega dos novos veículos faz parte do processo de melhoria do serviço de transporte público, marcado pela construção dos corredores exclusivos de ônibus. “Estamos preparando o sistema de transporte para a chegada dos corredores, que serão uma revolução na qualidade e na eficiência do transporte público.” 

O prefeito também aproveitou para informar sobre o andamento da licitação do corredor Leste-Oeste, que está em processo de conclusão. A obra, prevista para ser iniciada em abril, terá 22 quilômetros de extensão e será a maior entre os 12 corredores programados para serem construídos pela Administração Municipal. “O corredor Leste-Oeste, sozinho, representará, do ponto de vista de investimento e de impacto na cidade, ao equivalente a dez obras da Avenida Lions”, enfatizou o prefeito.

Os novos ônibus articulados são equipados da fábrica com wi-fi, permitindo aos passageiros acessar a internet por meio de smartphones e tablets. O sistema wi-fi também foi instalado no Terminal Rodoviário João Setti. O serviço encontra-se ativo desde novembro de 2012, quando foi colocado em período de testes, e, neste ano, a internet já está 100% disponível aos usuários.

O usuário terá direito a cinco horas de conexão diária no terminal, com banda larga de 15 Megabytes de velocidade, com restrição e bloqueio de conteúdo ilegal. Já durante a viagem, o acesso será por meio de tecnologia móvel.

A estudante Débora Oliveira, 13 anos, aprovou o serviço de internet gratuita no Terminal. “

“É uma boa opção para passar o tempo enquanto a gente espera o ônibus. Também vai facilitar bastante para passar mensagens quando não houver crédito no celular”, afirmou.

Estiveram presentes no evento a presidente da SBCTrans, Beatriz Setti Braga; o diretor executivo da SBCTrans, José Romano Netto; a deputada estadual Ana do Carmo; vereadores, secretários e outras autoridades municipais.

Renovação da frota – A incorporação dos novos veículos também reflete na renovação da frota e aumento da capacidade de atendimento em aproximadamente 25%. A partir de agora, o transporte coletivo municipal passa a contar com 430 ônibus na frota operacional, considerando reserva e manutenção. Com a substituição dos modelos mais antigos, a idade média da frota será reduzida de 6,9 para 4 anos. 

Além de possibilitar o acesso à internet, os veículos articulados têm embarque no nível do solo e são equipados com câmeras de monitoramento interno e nas portas. Isso auxilia os motoristas durante o embarque e desembarque de passageiros, bem como em relação à segurança. 

Outra característica desses ônibus é a possibilidade de abertura de portas na lateral contrária, tendo em vista a circulação nos futuros corredores exclusivos com pontos de parada acessíveis e plataformas elevadas. 

Linhas – Os ônibus articulados com internet gratuita serão distribuídos para atender cinco linhas: 01 (V. São Pedro/Taboão), 05 (Jd. Laura/João de Barro/Paço), 11 (Orquídeas/Paço), 29 (Jd.Tupã/R.Ramos via Vergueiro) e 51 (S. Pedro/ R. Ramos/Vl. Império).