São muitas as atrações nos cinco parques de São Bernardo. Cada um tem sua peculiaridade, como aquário de água doce, teatro de arena, casarão histórico e pistas para esportes radicais, entre outras atrações. Mas, localizado em área de Mata Atlântica às margens da Represa Billings, na região do Riacho Grande, o Parque Natural Municipal Estoril é a estrela da companhia, por assim dizer. Afinal, é um dos poucos parques praticamente em área urbana a contar com zoológico, além de teleférico que literalmente coloca os turistas no ar para verem de cima parte da represa e a exuberância da mata ainda preservada.
A doméstica Francisca Maria da Conceição, moradora do bairro Planalto Paulista, na Zona Sul da Capital, esteve em São Bernardo para conhecer o Estoril e aproveitou para passear no teleférico. “Fiquei encantada. É a primeira vez que venho à cidade e a primeira que ando em um teleférico. Fiquei um pouco tensa quando começou a subir, mas depois passou. É maravilhoso ver as árvores e a represa do alto. Voltarei outras vezes e recomendarei aos amigos”, disse.
O zoológico mantém em exposição 270 animais de 70 espécies da Mata Atlântica, como anta, tamanduá-mirim, papagaio de peito roxo, jacaré de papo amarelo, jiboia e jabuti, além de animais ameaçados de extinção, como a jaguatirica e o tamanduá-bandeira.
Os outros parques da cidade são o Salvador Arena, o Chácara Silvestre, onde se destaca antiga moradia da família Simonsen (imóvel da década de 1930) e tem, entre outras atrações, trilha para caminhada e ciclovia para crianças; o Parque Città Di Maróstica (esportes radicais); e o Parque Raphael Laz6zuri, que reúne brinquedos infantis, teatro de arena e atividades esportivas.