Serviço on-line de zeladoria urbana já registra 12 mil solicitações

Lançado em junho de 2015, sistema VcSBC recebeu do BID prêmio por inovação em gestão pública

Premiado mês passado em concurso internacional de inovação em gestão pública promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o sistema on-line de zeladoria urbana da Prefeitura de São Bernardo, o VcSBC, recebeu 12.308 solicitações de serviços desde que foi criado, em junho de 2015.

Do total de pedidos, 8.338 foram concluídos (68%) e 518 (4%) classificados como improcedentes, visto que integram outros canais de atendimento ou não são de responsabilidade da Administração municipal. Tapa buracos e poda de árvores lideram a lista de solicitações. O levantamento aponta que 37,8% das solicitações se deram pela Internet (via celular ou tablet), 15,9% pelo teleatendimento (0800-77-01-156) e 46,3% presencialmente.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com o Instituto TIM. O prêmio “Governarte 2015” avalia experiências administrativas de órgãos públicos de toda a América Latina e Caribe.

O sistema VcSBC foi escolhido o melhor na categoria “Cidades e Big Data”. Também foi vencedora nessa categoria uma ação da prefeitura de Fortaleza sobre mobilidade urbana. Na outra categoria do concurso, “Cidades e Registro de Pessoas”, foram vencedoras experiências das cidades de Miranda (Venezuela), Sacatepéquez (Guatemala) e Guayaquil (Equador). A cerimônia de premiação deve ocorrer no primeiro quadrimestre deste ano.

Para chegar aos cinco vencedores, um painel de especialistas em gestão pública e inovação avaliou 95 experiências da América Latina e do Caribe. O fomento à criatividade e o nível de modernização da gestão pública foram alguns dos critérios levados em conta para definir os premiados.

Pelo VcSBC os moradores podem solicitar on-line, através do celular ou tablet, mais de 100 serviços da Prefeitura, como de varrição de vias, coleta de lixo, poda de árvores, manutenção de áreas verdes e reparos de buracos na rua. O sistema, que conta com tecnologia de geolocalização, permite, inclusive, anexar e mandar fotos para ilustrar as demandas.

Para relatar e pedir providências quanto aos problemas detectados na cidade, o morador deve se cadastrar, escolher o tipo de serviço, indicar a localização geográfica da ocorrência e postar uma foto. A partir daí é gerado um protocolo e o demandante é informado do andamento de sua solicitação. Com o sistema, o usuário pode conhecer as demandas de outros munícipes. O VcSBC não identifica os solicitantes.

Para o secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo e um dos gestores do VcSBC, o prêmio é a prova de que o investimento feito pela Prefeitura em tecnologia foi acertado. “Estamos usando as ferramentas tecnológicas para fazer com que o munícipe possa informar em tempo real demandas de manutenção da cidade e contribuir, dessa forma, para a melhoria na qualidade de vida de todos.”

O aplicativo pode ser acessado no site da Prefeitura, www.saobernardo.sp.gov.br, ou baixado diretamente, e de forma gratuita, para smartphones e tablets que operem com os sistemas Android e IOS.

Com o VcSBC a Administração pode gerir melhor os dados e informações referentes aos serviços de zeladoria da cidade, aumentando, assim, a capacidade de planejamento, execução e monitoramento. O objetivo é aproximar ainda mais os serviços públicos municipais dos cidadãos.

Inventário de árvores – O aplicativo também permitiu a criação de um inventário arborizado na cidade. Foram catalogadas, em 500 quilômetros lineares, mais de 20 mil árvores. Esse mapeamento identifica as espécies e os problemas visíveis de saúde, entre outras características das plantas.