Prótese removível, cuidados fixos

As pessoas que usam uma prótese removível – popularmente conhecida como dentadura – também precisam se atentar aos cuidados específicos para garantir sua saúde bucal. Assim como os dentes naturais, a prótese deve ser escovada todos os dias, após cada refeição, já que as placas e manchas podem aparecer nela também.

Para uma limpeza mais profunda e melhor, hoje o mercado de higiene bucal disponibiliza diversas variações de escovas de dente e, entre elas, existem as especificas projetadas para a limpeza das as próteses removíveis, com cerdas que se adaptam ao seu formato.

Porém, esses acessórios não excluem a necessidade de utilização de escovas comuns, preferencialmente de cerdas macias para que não danifiquem alguma parte da prótese removível.

Cuidados

A prótese deve ser lavada em água abundante para que todo resíduo de comida seja retirado e, em seguida, ter cada parte escovada delicadamente.

Ao final do dia, a prótese deve ser imersa em água ou em uma solução apropriada, indicada pelo dentista. A falta desse cuidado noturno pode acarretar danos irreversíveis à prótese, que pode até perder o seu formato e somente um profissional poderá restaurá-la.

Para manter a qualidade e adequação da prótese removível é necessário visitar o dentista ao menos uma vez por ano, já que é comum ela se desgastar com o tempo e, além disso, com o passar dos anos, algumas alterações na boca ocorrem naturalmente e por isso é necessário readaptar a prótese.